Em busca do career slam, nome dado quando um tenista conquista os quatro majors no mesmo ano, Rafael Nadal avançou à terceira rodada de Wimbledon ao vencer o lituano Ricardas Berankis por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/4, 4/6 e 6/3, em 3 horas de partida.
O próximo desafio do espanhol será diante do italiano Lorenzo Sonego, 54º do ranking, que também entrou em quadra nesta quinta-feira e derrotou o francês Hugo Gaston por 3 sets a 0, parciais de 7/6, 6/4 e 6/4. Campeão de Roland Garros e do Aberto da Austrália, Nadal aparece como o principal candidato ao título em Wimbledon.
— Eu não joguei muito na grama nos últimos três anos, então todo dia é uma oportunidade para seguir evoluindo. O quarto set foi bem melhor, meu saque funcionou mais e joguei mais agressivo — comentou o jogador de 36 anos em entrevista ainda na quadra.
O espanhol foi superior a Berankis no primeiro set, mas o lituano vendeu caro a derrota, que só aconteceu após ele dar dois set points para Nadal fechar por 6/4. No segundo set, Berankis começou melhor, mas viu Nadal equilibrar as ações e quebrar um serviço no game final para vencer, novamente, por 6/4.
O lituano, no entanto, fez um excelente terceiro set e obrigou Nadal a cometer inúmeros erros para se colocar novamente na briga. O resultado deixou o espanhol mordido, que chegou a abrir 3/0. No entanto, o jogo chegou a ser suspenso por causa da chuva até que o teto retrátil fosse fechado. Quando a partida voltou, Berankis reagiu e chegou a ameaçar o triunfo de Nadal, que respondeu rápido e confirmou os seus serviços para garantir a classificação.
Sem sustos, Stefanos Tsitsipas avança
Mais cedo, a grama inglesa recebeu outro integrante do top 5 da ATP. O grego Stefanos Tsitsipas foi dominante contra o australiano Jordan Thompson e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/3 e 7/5. O adversário dele será o também australiano Nick Kyrgios, que venceu o sérvio Filip Krajinovic com tranquilidade, por 6/2, 6/3 e 6/1
Já o norte-americano Taylor Fritz passou pelo convidado britânico Alastair Gray por 3 a 0, parciais de 6/3, 7/6 (3) e 6/3 e terá pela frente o eslovaco Alex Molcan, que bateu o americano Marcos GIron em trêssets (6/3, 6/2 e 6/4).
O canadense Denis Shapovalov, 13º cabeça de chave, foi eliminado pelo americano Brandon Nakashima, que fez 3 a 1, parciais de 6/2, 4/6, 6/1 e 7/6 (6). O número 56 do mundo enfrentará na terceira rodada o colombiano Daniel Elahi Galán, que foi beneficiado pela desistência do espanhol Roberto Bautista Agut, 17º favorito, que testou positivo para covid-19.
Mais um jogador da América do Sul passou de fase. O chileno Cristian Garín, que passou pelo francês Hug Grenier por fáceis 6/3, 6/1 e 6/1. Agora, ele vai jogar contra o americano Jenson Brooksby, 29º na lista de favoritos, que deixou pelo caminho o francês Benjamin Bonzi, com parciais de 7/6 (3), 7/5 e 6/3.
Cabeça de chave 19, o australiano Alex De Minaur segue adiante, depois de derrotar o britânico Jack Draper, de virada, parciais de 5/7, 7/6 (0), 6/2 e 6/3. Seu rival na terceira rodada será outro tenista da casa, o surpreendente Liam Broady, especialista em duplas e que joga com um convite a chave de simples. Número 132 do mundo, ele despachou o argentino Diego Schwartzman, 12 º favorito, ao marcar 6/2, 4/6, 0/6, 7/6 (6) e 6/1, depois de 3h49min de jogo.