O 2º Torneio Adulto – 95 anos da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) foi encerrado neste domingo (26), na Escola Naval do Rio de Janeiro com vitórias do Grêmio Náutico União (RS) e Pinheiros (SP) nas disputas por equipes do florete feminino e da espada masculino, respectivamente.
A equipe do União, formada por Talia Calazans, Mariana Pistoia e Daphne Becker derrotou o Paulistano-SP (Deise Falci, Laura Papaiano, Silvia Rothfeld e Luiza Maria Murray) por 45 a 29 na semifinal e o Pinheiros (Gabriella Vianna, Bia Bulcão e Stella Frias) por 45 a 37 na decisão.
— Eu acho que foi um jogo bem pegado no início, mas que em alguns combates conseguimos abrir bastante e se impor, o que foi importante para no final entrarmos na última disputa com tranquilidade — disse Talia Calazans.
O predomínio das gaúchas no florete foi completado na disputa da medalha de bronze, vencida pela equipe número dois do Grêmio Náutico União (Giovana Bonetti, Marina Morais, Ana Toldo e Mariana Meine), que venceu o Paulistano por 45 a 32.
Na espada masculina, o Pinheiros percorreu um longo percurso para ficar com o título. Representado por Nicolas Ferreira, Mauricio Pellegrino, Gabriel Julio e Richard Grunhauser, o time paulista teve o primeiro compromisso diante dos mineiros do Esgrima Rapier (Thomas Esteves, Henrique Quirino e Marco Alves) e venceu por 45 a 17.
Logo depois, os pinheirenses venceram o Sport Clube Magnólia-RJ (Gabriel Sasaqui, Matheus Romanelli, Edson Guimarães e Victor Aguiar), por 45 a 40, e se classificaram para as semifinais contra o segundo time da Academia Mestre Kato-PR (Pedro Petrich, Gabriel Assis e Gabriel Bonamigo), que foi superada por 45 a 29.
A medalha de ouro foi assegurada na decisão diante da primeira equipe da Academia Mestre Kato-PR (Leopoldo Gubert, Fabrizio Lazzarotto, Francisco Pereira e Athos Schwantes), que também foi batida por 45 a 39.
—Não poderia ter sido melhor. A gente se conhece e treina juntos, somos amigos. Jogamos como uma equipe mesmo e isso foi fundamental. A gente ganha junto e perde junto — afirmou Mauricio Pellegrino.
O time número 2 da Academia Mestre Kato terminou com o bronze da competição ao bater o Barroca Tênis Clube-MG (Miguel Giffoni, Álvaro Donato, Olavo Donato e Tarcisio Mendes) por 45 a 34.
Na final do sabre feminino por equipes, o Paulistano (Luiza Lee, Karina Trois e Florencia Garcia) foi o vencedor. Na final, um 45 a 37 sobre o Pinheiros (Luana Pekelman, Andrea Vianna, Isabela Carvalho e Isabela Chen). A terceira colocação da arma ficou com a segunda equipe do Paulistano (Camila Vieira, Ana Clara Morsch, Stella Santos e Eduarda Nehrke).
Já no florete masculino, o Paulistano (Giovanni De Nigris, Ricardo Pacheco, Guilherme Murray e Rafael Tomino) fez 45 a 44 sobre o Pinheiros (Lorenzo Mion, Heitor Shimbo e Paulo Morais) e levou a primeira colocação. O bronze ficou com o Grêmio Náutico União (Jerônimo Machado, Daniel Velasco e Pedro Marostega).
Com uma vitória apertada por 45 a 44, o Pinheiros (Enrico Pezzi, Gabriel Vasques, Bruno Pekelman e Erico Patto) derrotou o Paulistano (Murilo Garrigós, Fabio Salles, Henrique Garrigós e Fernando Fachini) e ficou com o título por equipes do sabre masculino. O Paulistano (Lorenzo Chierighini, Nicolas Juarez Gomez, Rafael Lee e Renato Saliba) terminou em terceiro.
O Paulistano (Renata Zettermann, Victória Vizeu e Laura Correia) conseguiu o título da espada feminina por equipes ao passar pelo time da Academia Mestre Kato (Lorana Schwantes, Tabea Alves, Fernanda Camargo e Fabiana Teixeira) por 45 a 34. O pódio foi completado pelo combinado paranaense do Clube Curitibano e da Academia Mestre Kato (Aydee Dias, Amanda Netto Simeão, Valkiria Schnen e Gabriela Portugal).
Campeões individuais
Athos Schwantes (Academia Mestre Kato-PR) levou o título individual da espada ao derrotar o colega de equipe, Leopoldo Gubert, por 15 a 13. Amanda Simeão (Clube Curitibano-PR) venceu Victória Vizeu (Club Athletico Paulistano-SP) e ficou com a medalha de ouro da espada feminina.
Bia Bulcão (Pinheiros) foi a campeã no florete feminino ao derrotar Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União) por 15 a 10. Medalhista de bronze por equipes Pan, Henrique Marques (Pinheiros-SP) ficou com o ouro no masculino ao derrotar o companheiro de equipe, Lorenzo Mion, por 15 a 7.
Bronze por equipes no Pan, Pietra Chierighini (Paulistano) bateu por 15 a 11, a colega de clube Karina Trois e sagrou-se campeã no sabre feminino. Fabio Salles (Paulistano) foi o vencedor no masculino, ao fazer 15 a 12 sobre outro esgrimista da equipe, Henrique Garrigós.
As próximas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Esgrima acontecerão em Porto Alegre-RS, onde serão realizados o Torneio Internacional Infantil Mário Queiroz e o 2º Torneio Pré-Cadete – 95 anos CBE a partir de 7 de julho.