O Brasil confirmou seu favoritismo e venceu nesta sexta-feira (10) as três partidas do primeiro dia da 21ª edição do Campeonato Sul-Americano de Rugby Sevens feminino, em Saquarema, no Rio de Janeiro. A campeã do torneio se classificará automaticamente para os Jogos Pan-Americanos de 2023, que serão realizados no período de 20 de outubro a 5 de novembro, na cidade de Santiago, no Chile.
As Yaras, como são conhecidas as brasileiras, enfrentarão na semifinal de sábado (11), às 10h44, a Argentina. A outra vaga na decisão será decidida às 11h06 entre Paraguai e Colômbia, que também está invicta no torneio, com duas vitórias e empate.
Nesta sexta, o time brasileiro superou com facilidade a Guatemala por 49 a 5, o Uruguai por 37 a 0 e o Paraguai por 32 a 0. A maranhense e veloz Thalia Costa foi a atleta brasileira que mais assinalou tries (6). Também marcaram tries nesta primeira fase Marcelle Souza (4), Gabriela Lima (4), Rafaela Zanellato (4), Marina Fioravanti (2), Andressa Alves (1) e Larissa Alves (1).
— Superamos a dificuldade inicial com a defesa colocando mais impacto na disputa pela bola. Assim conseguimos dar fluidez ao ataque a vencemos bem nossas adversárias com um bom padrão de jogo. Vamos buscar nos manter neste nível e impor nosso estilo — comentou a jogadora de defesa Aline Furtado.
Além da vaga no Pan de 2023, o Brasil está em busca do seu 20º título sul-americano da categoria. O domínio é tamanho que as brasileiras ganharam 19 das 20 edições deste torneio, todas as vezes de modo invicto. A única edição que não teve participação das Yaras foi em 2015, quando o torneio valia vaga nos Jogos Olímpicos – e o Brasil já estava garantido.