Iga Swiatek continua dando show nas quadras em 2022. A líder da ranking da WTA avançou às semifinais do WTA 1000 de Roma com vitória contundente sobre a canadense Bianca Andreescu, com direito a 'pneu' no segundo set - fez 7/6 (2) na primeira parcial. A polonesa somou seu 26° triunfo seguido e chegou a 12 sets vencidos por 6 a 0 na temporada.
A japonesa Naomi Osaka, em Miami, foi a última tenista a levar um 6/0 de Swiatek, que agora terá a bielo-russa Aryna Sabalenka pela frente na busca por mais uma final no ano. A semifinal é neste sábado.
Apesar de ter levado um 'pneu' no segundo set, Andreescu deu enorme trabalho a Swiatek na primeira parcial, recheada de quebras. Foram três para cada lado e decisão apenas no tie-break, no qual a polonesa foi soberana, confirmando todos os saques e quebrando duas vezes para fechar com 7/2.
Lutar bastante e acabar derrotada na primeira parcial desanimou a canadense, que não impôs resistência no set seguinte. Swiatek aproveitou os três breakpoints e quebrou os serviços da canadense. Com 5 a 0, forçou o saque e fechou no terceiro match point.
Após quatro derrotas no confronto com Amanda Anisimova, Aryna Sabalenka, enfim, desencantou diante da americana. A tenista bielo-russa venceu de virada, por 4/6, 6/3 e 6/2, fechando o jogo com um ace.
Depois de ser superada pela rival no Aberto da Austrália e em Roland Garros em 2019, e nos WTA de Charleston e Madrid de 2022, ela finalmente desencantou. Festejou com um "ufa" e olhando para os céus. Agora, Sabalenka terá novo tabu pela frente, diante da líder do ranking, de quem perdeu nos dois encontros que tiveram no circuito.
Zvereve e Tsitispas avançam e se enfrentam em uma das semifinais masculinas
Alexander Zverev, cabeça 2 no Masters 1000 de Roma e Stefanos Tsitsipas, o 4, comprovaram o favoritismo nesta sexta-feira para se garantirem nas semifinais.
O alemão passou pelo chileno Cristian Garín sem sustos, com 7/5 e 6/2, enquanto o grego teve um pouco mais de trabalho diante do local Jannik Sinner. O italiano conseguiu levar o primeiro set ao tie-break, mas caiu com 7/6 (5). Na parcial seguinte, caiu com 6/2.