Ao entrar no decorrer do segundo tempo do jogo contra o Sporting Cristal, Rodinei completou a marca de 200 jogos com a camisa do Flamengo. Mas a noite do lateral-direito não foi das mais felizes, já que foi vaiado por parte da torcida no Maracanã, após o gol de desconto dos peruanos, na vitória rubro-negra por 2 a 1, na última terça-feira.
Com 17 jogos na temporada, Rodinei teve o seu início de ano elogiado por Paulo Sousa na entrevista coletiva. O Mister também comentou sobre as orientações dadas aos jogadores da posição:
— Rodinei teve um início de temporada extraordinário. A lesão fez com que caísse o ritmo e o foco daquilo que estava fazendo bem. Quando não tem competição consistente, podem não ser os melhores. Nossos laterais têm decisões importantes —disse, emendando:
—Procuramos trabalhar de forma que eles (laterais) estejam sempre com a capacidade para tomar boas decisões quando a equipe precisar deles, sobretudo como defender o espaço interior, os timings de saída para pressionar, os dribles defensivos quando tem um contra um ou um contra dois.
No Flamengo desde 2016 e emprestado ao Internacional na temporada de 2020, Rodinei tem vínculo com o clube da Gávea até o final deste ano. A renovação do contrato do lateral está em pauta, mas ainda não há definição sobre o futuro do jogador de 30 anos.
Com os títulos da Libertadores, Brasileirão e dois Cariocas pelo Fla, Rodinei disputa a posição com dois companheiros. Em 2022, sob o comando de Paulo Sousa foi utilizado em nove partidas como titular - menos do que Matheuzinho, titular em 11 de 17 jogos e Isla, que entrou em campo 12 vezes , sendo oito como titular.
Ao todo, Rodinei soma nove gols e 13 assistências pelo Flamengo, cuja comissão técnica atual tem lhe dado oportunidades constantes para que renda em um ano de avaliação redobrada.