O Porto, que já conquistou o Campeonato Português, também venceu neste domingo (22) a 18ª Taça de Portugal da sua história, ao derrotar o rebaixado Tondela por 3 a 1, na final disputada no Estádio Nacional, perto de Lisboa.
A equipe do norte do país conseguiu sua nona dobradinha de campeonato e taça, graças aos gols marcados na final pelo iraniano Mehdi Taremi aos 22 do primeiro tempo e aos 29 da etapa final, que abriu o placar de pênalti, e pelo português Vitinha aos 7 do segundo, enquanto o Tondela chegou a diminuir com um gol de Neto Jorge aos 28 do segundo tempo.
Para o treinador Sérgio Conceição, o primeiro a conseguir duas dobradinhas com o Porto, este é o seu sétimo título (3 campeonatos, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças) após cinco anos no comando dos 'Dragões' com quem tem contrato até ao final da temporada 2024.
Depois de ter eliminado o Sporting Lisboa, vice no campeonato, nas semifinais, o Porto entrou em campo como franco favorito para a final diante do Tondela, equipe rebaixada para a segunda divisão portuguesa, depois de terminar em décimo sétimo no campeonato nacional.
A equipe campeã teve os brasileiros naturalizados portugueses Pepe e Otávio, além dos atacantes Pepê (ex-Grêmio) e Evanílson (ex-Fluminense). No banco estava Wenderson Galego.
* AFP