A final do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano, neste domingo (15), colocará frente a frente os dois times mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Santa Maria Soldiers e Porto Alegre Pumpkins se enfrentam às 14h, no Estádio Presidente Vargas, na cidade da Região Central.
Com seis títulos gaúchos conquistados, o Soldiers vai em busca do hepta, que seria também a quinta taça consecutiva. O time de Santa Maria chega invicto e sem sofrer nenhum ponto na primeira fase da competição. Por ter a melhor campanha, tem o mando de campo da final.
— Foi um ano diferente, de retomada, depois de dois anos de pausa por causa da pandemia. Teve muita gente nova entrando no time. Nossa expectativa para a final é executar muito bem aquilo que planejamos e, além disso, oferecer um grande evento para Santa Maria, o que nos ajuda a ganhar mais visibilidade — revela o presidente e quarterback do Soldiers, Douglas Rodrigues.
O Pumpkins também chega invicto à decisão, mas sofreu 32 pontos. Precursor no futebol americano no Estado, o time da Capital foi o primeiro fundado no RS, em 2005, e é também o primeiro campeão gaúcho. Com quatro títulos conquistados, os porto-alegrenses querem quebrar a recente hegemonia do Soldiers para ganhar a quinta taça.
— Dentro de campo, com certeza, as duas equipes vão dar um espetáculo. Sabemos da qualidade do Soldiers, que já vem de uma dinastia de alguns anos. Mas a expectativa é que possamos sair com a vitória e o título — afirma Rodrigo Palaver, treinador do Pumpkins.
Os ingressos para a área coberta do estádio custam R$ 10 antecipadamente e podem ser adquiridos pela internet. Haverá venda também no estádio no dia do jogo ao preço de R$ 15. O setor sem cobertura terá entrada gratuita. O Soldiers espera receber mais de 2 mil pessoas no Estádio Presidente Vargas, alugado do Inter-SM para a partida. No intervalo, haverá DJ para animar o público.
O Gauchão de futebol americano voltou após duas temporadas sem disputas, em 2020 e 2021, em função da pandemia de coronavírus. No campeonato de retomada, oito equipes participaram da disputa. Para o segundo semestre, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) vai organizar a Copa RS.
Ouça o podcast especial sobre a partida:
RETROSPECTO
Soldiers e Pumpkins têm a maior rivalidade do futebol americano estadual. Os dois times já se enfrentaram 11 vezes na história, incluindo jogos pelo Gauchão e por campeonatos nacionais. O retrospecto é favorável ao time de Santa Maria, que venceu oito confrontos, sendo um deles por WO.
PORTO ALEGRE PUMPKINS
- Campanha: invicto no Gauchão deste ano, enfrentou Canoas Bulls (27 x 20), Carlos Barbosa Ximangos (30 x 12) e União da Serra (35 x 0) na primeira fase
- Fundação: outubro de 2005
- Títulos: Gauchão (2008, 2010, 2012 e 2014)
SANTA MARIA SOLDIERS
- Campanha: também não perdeu nenhuma partida na competição e sequer sofreu pontos. Jogou contra Bulldogs Futebol Americano (42 x 0), Erechim Coroados (44 x 0) e Santa Cruz Chacais (21 x 0)
- Fundação: dezembro de 2009
- Títulos: Gauchão (2011, 2013, 2016, 2017, 2018 e 2019), Copa RS (2016) e Conferência Sul da Liga Nacional (2016)