Favoritismo confirmado nas pistas da principal competição da esgrima nacional em 2022. Nesta quinta-feira (26), dia inaugural do 1º Torneio Adulto e Juvenil – 95 anos CBE, no ginásio do Sesc, em Contagem (MG), o floretista Guilherme Toldo, atual número 11 da arma no mundo, correspondeu à expectativa geral e conquistou a medalha de ouro na categoria adulto. Já na espada juvenil masculino, o campeão foi Pedro Petrich, enquanto no florete juvenil feminino o título ficou com Talia Calazans.
Líder do ranking nacional e grande atração do torneio, Toldo, atleta do Grêmio Náutico União, atravessa uma fase excepcional. Tem cumprido participações excelentes em diversas competições internacionais, inclusive fazendo história. Jogando muito e evoluindo cada vez mais, é a grande esperança da esgrima brasileira no ciclo olímpico Paris 2024 – ele busca disputar sua quarta Olimpíada.
Em Contagem, como já era esperado, o favorito ao título do florete adulto não deu chance aos adversários que enfrentou desde a fase de pules, superando quem se apresentasse para desafiá-lo nas pistas. Chegando à semifinal, encontrou Fernando Scavasin, do Pinheiros (SP), outro atleta olímpico. Toldo o venceu por 15 a 6 e garantiu vaga na final da competição.
O rival na decisão foi Henrique Marques, também do Pinheiros, que superara Ricardo Pacheco, do Paulistano (SP), por 15 a 8 na outra semifinal. O gaúcho Guilherme Toldo, mostrando todo seu talento, venceu por 15 a 11 e garantiu mais uma medalha de ouro para sua extensa coleção.
Apesar do sucesso internacional que vem obtendo na esgrima, o título em Minas Gerais teve sabor especial para Toldo. Afinal, desde 2019 não disputava uma competição no Brasil, em razão da pandemia e de uma lesão sofrida por ele.
— Fico feliz por poder jogar em casa, rever amigos. Gosto muito de estar aqui. Quanto às provas internacionais, montei uma boa estrutura para competir no exterior e esse sucesso é consequência. Estou chegando cada vez mais perto de meus objetivos, conquistar uma medalha olímpica para o Brasil seria um sonho e vou atrás dele — comentou o gaúcho.
Uma esgrima de alto nível também foi apreciada na disputa da espada juvenil, no masculino, pelo público que compareceu ao ginásio do Sesc. A medalha de ouro ficou com o paranaense Pedro Petrich, da Academia Mestre Kato (PR), título conquistado com um triunfo por 15-10 sobre Matheus Brandt, atleta do Pinheiros.
Na disputa feminina, vitória de Talia Calazans, do Grêmio Náutico União, que venceu Gabriella Vianna (Pinheiros) por 15 a 0. Outra atleta do clube gaúcho, Lívia Matos, foi derrotada nas semifinais.
— Fiquei feliz com essa vitória. Não comecei tão bem na pule, mas cresci durante a competição. Conheço as adversárias e a meta é sempre tentar controlar os jogos. Acho que consegui—afirmou Talia, que atualmente reside e estuda nos Estados Unidos.
A competição prossegue nesta sexta-feira (27), com as disputas de espada masculino e florete feminino, no adulto; e florete masculino e sabre feminino, no juvenil. O encerramento acontecerá domingo (29).