A partir deste sábado (7), as pistas do Centro Esportivo do Sesi, em Caxias do Sul, receberão as provas de atletismo da 24ª edição das Surdolimpíadas. As competições irão até o último dia dos Jogos, com o fechamento tradicional das duas maratonas, a masculina e a feminina, no domingo (15).
Ainda que haja possibilidades de medalhas brasileiras, as chances não são tão grandes assim. Todas elas, casualmente, se encontram em um nome do atletismo: Romailson Santana. O brasileiro disputará individualmente os 800m livres e coletivamente os revezamentos 4x100m e 4x400m mistos, apostas da delegação brasileira na modalidade.
O Rio Grande do Sul terá três participantes nas pistas do Sesi. Aguinaldo Padilha da Silva, natural de Uruguaiana, Jonas Moisés Petry, de Nova Petrópolis, e Aline Bieger, de Campo Bom. Aline, de 28 anos, irá para a sua primeira Deaflympcis. Ano passado, a corredora participou da edição nacional no atletismo e conquistou três medalhas de ouro.
— Me sinto muito feliz, e é uma honra participar de um evento como esse, que já existe há tanto tempo e desta vez é no meu país. Ainda mais orgulhosa por ser em solo gaúcho, creio que pode trazer uma maior visibilidade o evento ser aqui, e com isso o esporte surdo seja mais divulgado e incentivado — declarou.