A segunda medalha gaúcha no Troféu Brasil de Ginástica Artística, disputado em Porto Alegre, veio com uma paraense. Andreza de Lima que, no sábado (21), havia levado o ouro no salto sobre a mesa, garantiu neste domingo (22) a primeira posição do solo.
Com uma apresentação que arrancou aplausos do público presente no ginásio da Sogipa, entre eles a campeã mundial do aparelho em 2003, a gaúcha Daiane dos Santos, que também representava o Grêmio Náutico União, Andreza terminou com nota 12,967 e comemorou seu segundo título em sua primeira competição na categoria adulto.
— Além das minhas medalhas é meu aniversário. Então foi um presentão e estou muito feliz — disse Andreza, que completou 15 anos neste dia 22.
Emocionada, ela recebeu o carinho da família e comentou o fato de ter tido a torcida de Daiane dos Santos.
— É muito bom ter a inspiração da Daiane (dos Santos), ela me passa uma energia muito boa e ainda é minha maior inspiração — completou.
A ginasta do União também foi elogiada por Rebeca Andrade, que deixou Porto Alegre com o ouro nas paralelas assimétricas e a prata na trave.
— Hoje é aniversário dela. Ela é muito fofa. A Andreza é uma atleta que tem muito talento, potencial. Ela tem que trabalhar muito pra conseguir melhorar. Assim como eu, porque não adianta ter só talento. Tem que trabalhar em cima disso e a gente está vendo essa melhora. Hoje ela arrasou aqui dentro do ginásio e eu torço muito por todas ela —falou a campeã olímpica e mundial do salto sobre a mesa.
A medalha de prata ficou com Gabriela Barbosa (Pinheiros), e o bronze, com Carolyne Pedro (Cegin-PR).
Outras três finais, todas no masculino, foram disputadas neste domingo. No salto sobre a mesa, os três atletas de clubes gaúchos se classificaram entre a quarta e sexta colocação: João Prunes Vieira (Sogipa), Luís Porto (União) e João Mateus Silva (Sogipa). O vencedor foi Caio Souza, do Minas Tênis Clube, que ficou à frente de Yuri Guimarães (SERC Santa Maria-SP) e Arthur Nory (Pinheiros).
Caio provou porque é um dos grandes nomes da modalidade na atualidade e também levou a melhor nas paralelas simétricas. O pódio ainda teve Diogo Soares (Flamengo) e Arthur Nory.
Na barra fixa, vitória de Arthur Nory com Diogo Soares em segundo e Lucas Bitencourt (Minas) em terceiro.