Acostumado a contar as grandes histórias do esporte brasileiro há mais de quatro décadas, Galvão Bueno anunciou, nesta quinta-feira (24), que deixará a Rede Globo após a Copa do Mundo do Catar, que será disputada de novembro a dezembro deste ano.
Com voz marcante, marcou época acompanhando a Seleção Brasileira em momentos importantes, como as conquistas do tetra, em 1994, e do penta, em 2002. Também narrou parte da história de alguns clubes brasileiros, como a dupla Gre-Nal.
Grêmio 2x1 Hamburgo (1983)
A primeira grande transmissão de Galvão Bueno na Globo foi em 1981, na disputa entre Flamengo e Liverpool no Mundial de Clubes. Na ocasião, deu sorte ao clube carioca, que levou a melhor sobre os ingleses. Dois anos depois, voltar a narrar uma partida de uma equipe brasileira na competição intercontinental.
A vitória do Grêmio sobre o Hamburgo, por 2 a 1, com dois gols de Renato Portaluppi, foi contada pelo narrador. No aniversário de 38 anos do feito, no ano passado, ele lembrou do fato e tratou de dar força aos tricolores, que amargavam mais um rebaixamento no Brasileirão.
“38 anos do título mundial do Grêmio!! Lutem sempre pelas vitórias!! Mas entendam que algumas derrotas ensinam até mais!! Ensinam o caminho do retorno"!
Grêmio 2x0 Portuguesa (1996)
Com Felipão no comando, o Grêmio chegou ao bicampeonato brasileiro em 1996, ao superar a Portuguesa. No Olímpico, vitória por 2 a 0, com gols de Paulo Nunes e Aílton. Este último foi o responsável pelo gol que confirmou a conquista, após aproveitar rebote da defesa e chutar forte para superar o goleiro Clemer.
Inter 1x0 Barcelona (2006)
Foi em Yokohama que o Inter chegou ao título mundial, em 2006, diante do Barcelona. O gol de Adriano Gabiru, após passe de Iarley, foi descrito por Galvão com a emoção necessário. No ouro olímpico da seleção masculina, em agosto de 2021, o locutor lembrou do retrospecto positivo na cidade japonesa e fez menção ao triunfo colorado.
“Foi com a Seleção Brasileira em 2002, foi com o São Paulo em 2005, foi com o Inter em 2006, foi com o Corinthians em 2012 e agora novamente. Yokohama é a casa do futebol brasileiro."
Inter 1x1 Estudiantes (2008)
Se tem título, tem narração emocionante de Galvão. Depois de vencer por 1 a 0 na Argentina, o Inter empatou com o Estudiantes, por 1 a 1, no Beira-Rio, e garantiu a conquista da Sul-Americana. O ponto alto foi o gol marcado por Nilmar, na prorrogação do confronto.
Lanús 1x2 Grêmio (2017)
No tricampeonato da Libertadores, em 2017, Galvão deu voz, mais uma vez, a uma conquista do Tricolor. Com gols de Fernandinho e Luan, os gaúchos superaram o Lanús e ficaram com a taça. Destaque para a narração do golaço, com direito a dribles para entrar na área e cavadinha na saída do goleiro, do camisa 7.