Tetracampeã mundial, a Itália terá de esperar mais quatro anos para tentar o penta. Os italianos deram adeus à Copa do Mundo nesta quinta-feira (24). Na busca por uma das três vagas para seleções da Europa ainda abertas, a Azzurra perdeu por 1 a 0 para a Macedônia do Norte, em Palermo.
O gols dos macedônios foram marcados no final da partida. Nos acréscimos, Aleksandar Trajkovski chutou de fora na área, acertando o canto do goleiro Donnarumma.
Atual campeão europeia, a Itália fica fora de uma Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva, fato inédito na história do país. Antes, os italianos estiveram ausentes nos torneios disputados em 1930, 1958 e 2018. Desde que conquistou o seu último título, em 2006, a equipe tem acumulado vexames.
Em 2010, o time não passou da primeira fase em um grupo que tinha Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia. No Mundial do Brasil, novamente a Itália não avançou às oitavas de final. Desta vez parou em uma chave que tinha Costa Rica, Uruguai e Inglaterra.
Agora, a Macedônia do Norte disputará um lugar na Copa do Mundo contra Portugal. Os portugueses venceram a Turquia por 3 a 1. O confronto será disputado na terça-feira (29), no Porto. O vencedor garante um lugar no Catar.
Pelo Grupo C, a Suécia sofreu para vencer a República Tcheca, em Solna. Quaison marcou o único gol da partida, já no segundo tempo da prorrogação. O adversários dos suecos vai ser a Polônia, que nem precisou jogar nesta etapa. Os poloneses deveriam enfrentar a Rússia, em Moscou, mas os russos foram eliminados da competição, pela invasão à Ucrânia. A Fifa considerou o placar de 3 a 0 para a Polônia. O confronto decisivo será em Rosóvia, na Polônia.