As autoridades mexicanas anunciaram, nesta terça-feira (8), que prenderam 10 torcedores acusados de participarem da "batalha campal" ocorrida no estádio La Corregidora, no sábado (5). A briga generalizada entre torcedores de Querétaro e Atlas, que chocou o mundo do esporte, deixou pelo menos 26 feridos, de acordo com informações do governo estadual de Querétaro.
A secretária de governo do estado de Querátaro, Guadalupe Murguía, informou que 26 pessoas foram identificadas com algum envolvimento na briga. Outras buscas estão sendo realizadas em várias cidades para encontrar outros torcedores envolvidos, sem prazo para o encerramento da investigação.
O Ministério Público de Querétaro explicou que as dez prisões foram realizadas com base em análises das imagens de vídeo. "Devido ao que aconteceu durante a partida Querétaro x Atlas, informa-se que os primeiros 10 homens foram presos, pela possível participação em crimes de tentativa de homicídio, violência em eventos esportivos e defesa do crime", comunicou o MP.
As prisões foram feitas ao longo da segunda-feira (7), assim que um juiz emitiu 26 mandados de prisão. Ele autorizou ainda a busca nas residências dos suspeitos de participarem da briga. Nestas buscas foram apreendidos 82 itens de materiais esportivos do Querétaro, alguns com suspeita de mancha de sangue.
A briga começou durante o segundo tempo da partida, na arquibancada. Conforme foi tomando maiores proporções, torcedores começaram descer para o campo em busca de proteção. Alguns atletas continuaram em campo para tentar conter os torcedores.
Em razão da briga generalizada, a Federação Mexicana de Futebol suspendeu todos os jogos marcados para o último domingo (6) e também abriu uma investigação.
Jogadores ameaçados de morte
Após o conflito no último sábado, o técnico do Querétaro, Hernan Cristante, afirmou que os jogadores da equipe, estão sofrendo ameaças de morte:
— A desfiliação é um dos medos que existe, mas nada se assemelha ao medo de que eles estejam ameaçando sua família. Eles (jogadores) receberam ameaças. As esposas de alguns dos meninos estão pensando em ir embora, estão sofrendo com aquela situação, sofrem aqui — disse em coletiva de imprensa na segunda-feira.
Cristante apareceu em um vídeo no momento da "batalha campal", ajudando torcedores de ambos os times a se protegerem da barbárie no estádio La Corregidora.
Querétaro jogará de portões fechados por um ano
Segundo o jornal local Récord, uma assembléia extraordinária da Federação Mexicana de Futebol e da Liga MX nesta terça-feira discutia a desfiliação do Querétaro Fútbol Club do campeonato nacional. Entretanto, a principal sanção determinada foi de fechar os portões do estádio por um ano.
Entre as medidas aplicadas, além da proibição da presença de torcedores do Querétaro, estão:
- multa de 1,5 milhão de Pesos mexicano (cerca de R$ 360 mil)
- atual diretoria do clube banida por cinco anos
- Torcida organizada proibida de frequentar os estádios do país por três anos
Integrantes da organizada do Atlas foram punidos em seis meses e não poderão frequentar jogos como visitante. Depois da violência generalizada, a liga determinou que todas as partidas da primeira divisão terão apenas torcida única no estádio.