Deveria ser um amistoso preparatório para o São Paulo-RG na Divisão de Acesso e para o Rio Grande na disputa da Terceirona, mas o clássico (chamado de Rio-Rita) terminou em tumulto, pancadaria, feridos e presos. E no intervalo. A partida ocorreu — e foi interrompida — neste domingo (27), no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande.
A confusão teve início nos instantes finais do primeiro tempo. Uma chegada mais forte causou um empurra-empurra entre os jogadores. Mas não passou disso. O problema maior foi no vestiário.
Segundo Cláudio Santana, diretor de futebol do Rio Grande, foi pedido aos jogadores do time que aguardassem os profissionais do São Paulo descerem ao vestiário para evitar um encontro no túnel. Assim, os atletas do Rio Grande foram logo depois e, então, houve a agressão:
— Quando entrei no vestiário, tomei duas pauladas na cabeça. Tinha quatro torcedores da organizada. Entramos em luta corporal e apareceram outros, uns 10. E deu outro tumulto, desta vez generalizado, porque torcedores invadiram nosso vestiário. Fui atendido na ambulância.
Em nota, o Sport Club Rio Grande esclarece que "não retornou ao segundo tempo por falta de segurança oferecida aos membros da comissão técnica e atletas" e acrescenta que a opção por ter público no jogo foi do São Paulo.
Nesta briga, outro dirigente e um jogador ficaram feridos. Torcedores também se machucaram, todos com menor gravidade. Na confusão, duas pessoas foram detidas.
Em nota, o São Paulo "lamenta os fatos ocorridos" e afirma que "medidas serão tomadas após a análise dos boletins de ocorrência registrados".
Confira a nota do São Paulo na íntegra:
O Sport Club São Paulo lamenta os fatos ocorridos ao final do primeiro tempo do amistoso contra o Sport Club Rio Grande onde dois membros da torcida organizada invadiram o pátio do clube e tiveram acesso a entrada do vestiário do Rio Grande entrando em vias de fato com membros da comissão técnica e jogadores tendo que ser separados com intervenção da Brigada Militar.
O São Paulo repudia totalmente a ação destes torcedores e informa que medidas serão tomadas após a análise dos boletins de ocorrência registrados.