O treino desta quarta-feira (12) no Ninho do Urubu, iniciado às 8h, conforme solicitado por Paulo Sousa, marcou um acontecimento inédito sob o comando do português: as instruções por telão, instalado ontem, enquanto os jogadores se hidratavam. No vídeo divulgado pelo Flamengo, é possível ver que os goleiros também receberam instruções junto aos companheiros de linha.
Por falar nos goleiros, os mesmos participaram de uma atividade com o elenco, em que era necessário dar toques rápidos e se deslocar em velocidade, ilustrando que o novo comandante exige boa capacidade de construção com os pés de um camisa 1, tido por Sousa como essencial em seu modelo de jogo.
O treino desta quarta foi o segundo em que Paulo Sousa teve a oportunidade de comandar o plantel - que tem ido tomar café da manhã no CT - no gramado. E, na última terça, depois da atividade principal e seguindo seus impactos iniciais, o português teve a primeira de uma série de conversas setorizadas.
Paulo Sousa conversou com o trio de atacantes Gabigol, Bruno Henrique e Pedro e deu orientações com o auxílio de uma lousa tática, inclusive, para explanar os seus métodos e ideias de jogo quanto à fase ofensiva.
Na entrevista coletiva, Sousa chegou a comentar sobre a possiblidade dos três atuarem juntos no comando de ataque:
— Temos três avançados muito fortes. Mesmo na seleção (Polônia), integrei três atacantes em vários jogos. Penso também em fazer isso em vários jogos desde o início, trabalhando com uma ideia comum e clara — disse o treinador.
O Flamengo ainda não definiu quando Paulo Sousa estreará com o time titular na temporada. Nos primeiros jogos do Carioca, a equipe será comandada por Fabio Matias, cujo grupo alternativo tem treinado à parte - ou em outro período, o que não ocorreu nesta manhã, em que ocorreu treino no campo 4 do Ninho.