Em um ano cheio para o futebol brasileiro, com a Copa do Mundo no horizonte, as primeiras disputas são regionais. Os principais campeonatos estaduais está voltando. O Gauchão começa na quarta-feira (26). Na terça (25), a bola rola no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Em São Paulo e no Paraná, os confrontos começaram no fim de semana.
Como os regionais ficaram espremidos nas primeiras semanas do ano, há pouco espaço para malabarismos em relação à formula de disputa. Os regulamentos sofreram poucas mudanças em relação às últimas temporadas. Os protocolos sanitários fazem parte do pano de fundo dos torneios, variando entre o rígido e o brando.
Abaixo confira o que esperar de quatro dos principais campeonatos estaduais do país.
Campeonato Paulista
A abertura foi no domingo (23), na vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Novorizontino, que será adversário do Grêmio na Série B. Os gols da partida antecipada da quinta rodada foram de Zé Rafael e Dudu. Os atuais campeões da América anteciparam o jogo devido à disputa do Mundial de Clubes, em fevereiro. A primeira rodada será disputada entre terça (25) e quinta (27).
A principal curiosidade do torneio deste ano é que os cinco representantes do estado que jogam o Brasilierão não trocaram de técnico na virada da temporada. O São Paulo vai defender o título com Rogério Ceni no comando, o Corinthians continua com Sylvinho, o Santos manteve Faio Carille, o Palmeiras permanece com o português Abel Ferreira e o Bragantino conservou Maurício Barbieri como seu treinador.
- Regulamento: a primeira fase tem quatro grupos com quatro equipes. Cada time enfrenta os 12 adversários dos outros grupos em um turno. Em um cenário hipotético, é possível que em uma chave todas as equipes tenham pontuação máxima e outra todas terminem zeradas. Os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final. Os dois clubes com pior pontuação são rebaixados. Quartas de final e semifinais são em jogos únicos. A decisão será em confrontos de ida e volta.
- Confira os grupos:
Grupo A: Corinthians, Água Santa, Guarani e Inter de Limeira
Grupo B: São Paulo, Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo
Grupo C: Palmeiras, Botafogo-SP, Ituano e Mirassol
Grupo D: Santos, Red Bull Bragantino, Ponte Preta e Santo André - Protocolos sanitários: até o momento, os estádios podem receber até 70% de sua capacidade máxima. Jogadores e comissões técnicas têm a obrigatoriedade de vacinação completa, além da apresentação de teste negativo para Covid até 24 horas antes dos jogos. Quem testar positivo, ficará até 10 dias afastado, podendo voltar a treinar no oitavo, caso esteja assintomático e tenha testado negativo no sétimo dia.
Campeonato Carioca
O torneio começa na terça-feira (25). O Flamengo tentará pela primeira vez ganhar quatro estaduais consecutivos. Somente Botafogo (entre 1932 e 1935) e Fluminense (entre 1906 e 1909) atingiram a proeza no Rio de Janeiro. O torneio volta a ter três equipes da elite nacional, com o acesso conquistado pelo Bota no ano passado. O Vasco segue na Série B.
Dos quatro grandes, o único que não mudou de treinador foi o Botafogo. Enderson Moreira segue no comando após o título da Segunda Divisão. O Flamengo aposta no português Paulo Sousa. O Vasco trouxe de volta Zé Ricardo. O Fluminense aposta na mística de Abel Braga.
Neto Colucci, técnico do Volta Redonda, é o terceiro mais longe do país. Ele está no Voltaço desde 2020. Quem está a mais tempo no cargo é Maurício Barbieri, do Bragantino, seguido por Thiago Carvalho, da Aparecidense.
A abertura será na terça. com o Botafogo enfrentando Boavista, às 21h, no Engenhão. Na quarta, o Vasco joga contra o Volta Redonda, fora de casa, às 18h. Na sequência, às 21h35, Paulo Souza estreia à frente do Flamengo. O adversário será a Portuguesa-RJ. Na quinta, o Fluminense recebe o Bangu, às 21h.
- Regulamento: o torneio é disputado em turno único em que as 12 equipes jogam todas contra todas. O primeiro colocado é o campeão do turno. Junto com ele, avançam às semifinais o segundo, o terceiro e o quarto colocados. Semifinais e final são em jogos de ida e volta.
- Protocolo: as restrições são brandas. A testagem não é obrigatória. Ela será realizada em não-vacinados e assintomáticos. O teste PCR precisa ser feito 48 horas antes ou teste de antígeno na véspera do jogo.
Minas Gerais
Também tem seus jogos começando na terça-feira (25), mas a grande atração será na quarta-feira (20). A partida entre Atlético-MG e Vila Nova, às 19h, marca a estreia do argentino Antonio Mohamed como técnico do Galo. No mesmo dia, o Cruzeiro, agora sob a tutela de Ronaldo Fenômeno, enfrenta a URT, às 17h. Quem abre o torneio é o América-MG. O adversário será Caldense, na terça, às 21h.
- Regulamento: As 12 equipes se enfrentam em turno único. Os quatro primeiros vão às semifinais serão em jogos de ida e volta. A decisão será em jogo único.
- Protocolo: os estádio poderão receber no máximo 20 mil torcedores nas primeiras duas rodadas. Quem for aos jogos deverá apresentar passaporte vacinal ou comprovação de contágio com a Covid-19 nos últimos 30 dias.
Campeonato Paranaense
A primeira rodada foi no fim de semana. Destaque para o 1 a o do Athletico-PR sobre o Paraná, no domingo (23). Como tem feito nos últimos anos, o Furacão não usa seu elenco principal no estadual. No sábado (22), o Coritiba bateu o Cianorte por 1 a 0. Atual campeão, o Londrina fez 2 a 1 no Maringá.
- O regulamento: é o mesmo do ano passado. Os 12 participantes jogam todos contra todos em turno único. Os oito primeiros avanças às quartas de final. Os jogos são de ida e volta até a final.
- Protocolo: as delegações terão um máximo de 35 pessoas, entre atletas e comissão técnica. Todos devem apresentar esquema vacinal completo. Quem não tiver, deverá apresentar um teste negativado feito 24 horas antes de cada jogo.