A Atalanta, que disputou duas das últimas três finais da Copa da Itália, se tornou nesta quarta-feira (12) a primeira equipe a conquistar uma vaga nas quartas de final da edição 2021-2022 do torneio, ao vencer o Unione Veneziapor 2 a 0 em Bérgamo.
O atacante colombiano Luis Muriel abriu o placar aos 12 minutos, após um belo domínio de peito na área dos venezianos, e o lateral dinamarquês Joakim Maehle garantiu a vitória no final da partida (88), fechando um contra-ataque.
Entre esses dois gols, a equipe de Gian Piero Gasperini administrou bem o jogo, apesar de um lance em que o goleiro Juan Musso não conseguiu dominar a bola, e depois conseguiu corrigir o erro diante de Thomas Henry (68).
Nas quartas de final, a Atalanta terá pela frente Napoli ou Fiorentina, que se enfrentam nesta quinta-feira.
Entre os 'pesos-pesados' da Serie A, o Napoli é o que parece o mais ameaçado nesta fase, em que os melhores clubes estão 'protegidos' por sua condição de cabeça de chave, que lhes permite jogar em casa.
Estas oitavas de final marcam a entrada na competição dos oito primeiros colocados da última Serie A, que ficaram isentos de disputar as duas fases anteriores.
A atual campeã Juventus começará sua busca por uma nova 'Coppa' com uma partida contra a Sampdoria na terça-feira, dia 18 de janeiro.
O Lecce, único clube da Serie B (2ª divisão) ainda vivo, eliminou a Spezia nas oitavas de final. Nestas oitavas ele terá que enfrentar na quinta-feira, dia 20 de janeiro, a Roma, no Estádio Olímpico da capital.
* AFP