A Itália, atual campeã europeia, terá de disputar a repescagem para tentar se classificar para a Copa do Mundo do Catar-2022, depois de só empatar em 0 a 0 nesta segunda-feira (15) com a Irlanda do Norte, em Belfast, resultado que a Suíça aproveitou para obter a vaga direta ao golear a Bulgária, por 4 a 0, em Lucerna.
Com o resultado, a seleção italiana perdeu a primeira colocação do grupo C e terminou em segundo com 16 pontos, enquanto a Suíça acabou com 18, na liderança, carimbando seu passaporte para o Catar no ano que vem.
Longe de apresentar o futebol da seleção que espantou o continente ao erguer a Eurocopa em julho, a Itália jogou sob grande pressão, fazendo uma decepcionante partida, na qual ainda assim teve algumas chances, defendidas sem problemas pelo goleiro da Irlanda do Norte, Bailey Peacock-Farrell, como no chute de Federico Chiesa aos 38 minutos.
O fracasso nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, da qual ficou de fora do play-off após 60 anos de presença contínua, assim com o pênalti que Jorginho perdeu na sexta-feira contra a Suíça, que significava a classificação para a Copa do Catar-2022, pesaram nas costas dos jogadores da equipe comandada por Roberto Mancini.
— Tivemos problemas para marcar apesar de dominarmos o jogo. É uma pena porque tivemos oportunidades no primeiro tempo para abrir a partida rapidamente e jogar com mais tranquilidade — lamentou Mancini.
Em casa, Suíça goleia e garante vaga
Para aumentar o drama italiano, a Suíça marcou o gol que lhe dava a virtual classificação no início do segundo tempo, aos três minutos, quando um belo cruzamento de Xherdan Shaqiri foi bem desviado de cabeça por Noah Okafor.
Depois do gol, Shaqiri poderia ter aumentado, mas acertou a trave, como Okafor já havia feito pouco antes do intervalo, com um chute cruzado em que a bola passou pela linha do gol.
No segundo tempo, a Suíça atacava sem parar e logo fez 2 a 0. Aos 12, com um chute forte de Rubén Vargas em uma jogada rápida.
Enquanto isso em Belfast, a Itália continuava sofrendo. Dois gols consecutivos da Suíça anulados por impedimento deram um certo fôlego aos italianos, já que, com uma vitória suíça por 3 a 0, nem valia a pena marcar um gol contra a Irlanda do Norte.
Mas a 'Nati' estava irresistível e Renato Steffen tabelou com Shaqiri antes de cruzar para Cedric Itten que marcou o terceiro, de cabeça, aso 26 minutos. A Itália precisava de dois gols nos últimos 20 minutos. O milagre estava longe de acontecer, com a Irlanda tendo até uma chance clara de marcar.
Com isso o campeão europeu terá que superar uma difícil repescagem em março - duas partidas em partida única - para estar na Copa do Catar-2022.
— Temos que recuperar as forças até março. Iremos à Copa do Mundo? Tenho total confiança e talvez até seremos campeões— alertou Mancini.
Enquanto isso, a Suíça completava sua festa no pequeno estádio de Lucerna com o quarto gol, de Remo Freuler nos acréscimos.
* AFP