A 71ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro de Golfe, disputada entre os dias 31/10 e 2/11 no Porto Alegre Country Club, terminou com dois gaúchos como campeões. No feminino, Martina Collares, atleta do clube anfitrião, conquistou pela primeira vez o torneio. Aos 15 anos, ela se tornou a competidora mais jovem a levantar a taça.
Na final, Martina não teve caminho fácil e desbancou a atual número 1 do ranking nacional, Marina Nonaka e conquistou o título, com 10 tacadas de vantagem. A gaúcha reforçou o esforço e a dedicação como responsáveis por uma conquista deste porte.
— Eu treino todos os dias e estou sempre aqui no clube. Essa é uma conquista histórica e valiosa para mim. As dicas do meu treinador Vinicius Muller e o apoio do clube para ser cada vez melhor me incentivam a me preparar cada vez mais — disse a jovem após o título.
Entre os homens, Daniel Dias levou a melhor. Na final, no entanto, teve que ir até a última tacada, no buraco 18, para garantir o seu quarto título do Sul-Brasileiro de golfe. Ele já havia levantado a taça em 1995, 2001 e 2005. Dias agradeceu ao apoio do Country Club e também da família.
— Eu jogo desde criança e o clube é parte crucial e fundamental da minha vida. Fico honrado de trazer a taça para o Country nessa competição que é uma das mais importantes do país. Com meus 51 anos, poder assistir a Martina, com 15, conquistar esse troféu é ter a certeza que teremos uma continuidade na revelação de grandes atletas.
Esse foi o primeiro Sul-Brasileiro disputado com a cancha reformada. Com investimento de R$ 8 milhões, o gramado do clube recebeu certificação internacional, abrindo a possibilidade de Porto Alegre sediar torneios de golfe internacionais.