A cena da interrupção da partida entre Brasil e Argentina no domingo (5) rodou o mundo. Entre os empurrões de culpa para lá e para cá, a Fifa se manifestou sobre o caso na manhã desta segunda-feira.
Como o jogo era disputado pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, as sanções que podem ser tomadas em relação às seleções serão aplicadas pela entidade máxima do futebol mundial. A federação disse lamentar as cenas que procederam a suspensão do jogo.
"A Fifa lamenta as cenas que precederam a suspensão da partida entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, o que privou milhões de torcedores de aproveitar uma partida entre duas das mais importantes seleções do mundo. Os relatos oficiais já foram encaminhados à Fifa. Essas informações serão analisadas pelo corpo disciplinar competente, e a decisão será tomada no devido tempo", diz a nota publicada pelo Twitter da entidade.
Segundo o colunista de GZH Eduardo Gabardo, a Comissão Disciplinar da Fifa deverá ter a sua primeira reunião nesta segunda. A primeira tarefa será avaliar dois relatórios: o do árbitro da partida e o do delegado do confronto. A Comissão é integrada por 19 membros, e, após a análise dos relatórios, existe a possibilidade de se buscar esclarecimentos com todas as partes envolvidas.
Existem vários cenários para a decisão da entidade, desde a marcação de uma nova data de partida, até a punição com multa e a declaração de um vencedor. Após o anúncio da Comissão Disciplinar, ainda é possível recorrer ao Comitê de Apelação da Fifa e, por fim, ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).