O brasileiro Darlan Romani garantiu, nesta terça-feira (3), vaga na final do arremesso de peso nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com a marca de 21m31cm, a segunda melhor marca da sua bateria. Para alcançar automaticamente a vaga na decisão, era necessário fazer o mínimo de 21m20cm. A decisão de ouro será na próxima quarta-feira, às 23h5min.
Na primeira tentativa, Darlan conseguiu 21m, alcançou os 21m31 na segunda oportunidade e nem precisou tentar a terceira vez. No geral, ele passou com a quarta melhor marca. Na decisão, serão 12 competidores em busca das três medalhas.
O brasileiro passou por dificuldades no último ano, quando ele e a família contraíram covid-19. Romani se emocionou após a classificação ao ser entrevistado pelo SporTV.
— É difícil falar. Foi um susto para nós, meu irmão, mãe e eu ficamos com covid-19. Mas é isso, a gente ergue a cabeça, batalha e corre atrás. Hoje é mais um passo que demos para uma final olímpica. Estou dando meus 200% lá dentro. No primeiro arremesso vacilei um pouco, poderia ter passado já, veio no segundo, mas é isso, vamos continuar focados. Torçam, mandam energias positiva, porque vamos atrás desse sonho.
Até o momento, o Brasil já faturou duas medalhas no atletismo, ambas de bronze: Alison dos Santos, nos 400m com barreiras, e Thiago Braz, no salto com vara. As duas foram conquistadas nesta terça-feira.