Depois de uma primeira etapa em que foi superior ao adversário, Brasil perdeu por 23 a 13 para o Chile na tarde deste domingo (11) no estádio Charrúa, em Montevidéu, no Uruguai. Esta foi a primeira partida do triangular sul-americano válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby de 2023. Agora, a missão brasileira é árdua: vencer os anfitriões uruguaios, no dia 25 de julho, para seguir sonhando com a vaga.
O jogo começou com os Tupis predominando no ataque até a metade do primeiro tempo, segurando os mauls (evolução dos jogadores erguidos em bloco) e equilibrando os scrums (formação de disputa pela bola). Aos 9 minutos, mesmo sob forte marcação que foi a tônica da seleção chilena, o capitão brasileiro Felipe Sancery anotou um drop kick e trouxe tranquilidade para os companheiros. Aos 39 minutos, Daniel Maranhão arrancou em alta velocidade por cerca de 30 metros para um try impressionante que fez o time ir para o intervalo vencendo por 10 a 7.
Mas os Condores começaram a pontuar quando aproveitaram o amarelo aplicado no segunda linha Gabriel Paganini, aos 20 minutos, para empurrar a seleção brasileira na zona dos 22 metros. Destaque da partida, o hooker chileno Augusto Bohme anotou dois tries, completados com conversões de Rodrigo Fernandez e Francisco Urroz.
No segundo tempo, os chilenos completaram penal com Fernandez. Os brasileiros responderam logo em seguida com a mesma moeda e Moisés Duque marcou mais três pontos. Urroz deu o troco aos 50 minutos com novo penal. A partir daí, os Condores se impuseram mais nos scrums e mauls e conseguiram try e conversão decisivos. Aos 70 minutos, ainda marcaram penal com o mesmo Urroz que saiu contundido de campo em jogada seguinte. A pressão dos Tupis nos últimos minutos levou os Condores a cometer penais próximos do in goal, mas os pontos para ao menos empatar não vieram.