Alex Di Francesco Kuhl tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial da classe Optimist de vela. O título foi conquistado nesta sexta-feira (9), no Lago di Garda, na Itália. O brasileiro venceu a competição com 54 pontos, que garantiram a medalha de ouro. A prata ficou com o norte-americano Gil Hackel e o bronze, com o italiano Alex Demurtas. O evento reuniu mais de 250 velejadores de até 15 anos.
— Uma emoção incrível ganhar o Campeonato Mundial, tão longe de casa, no meu último ano de atividade na Classe Optimist. Foi um campeonato maravilhoso, quero dar os parabéns a todos os meus adversários com quem os desafios têm sido fantásticos — comentou Alex.
O time brasileiro contou ainda com Lucas Freitas, na 9ª posição; Douglas Said, na 33ª; Luiz Felipe Giagio, na 56ª; e Eduardo Zeitone, na 79ª. Na disputa de melhor país, o Brasil ficou na terceira colocação.
Alex volta ao Brasil na semana vem e deve participar da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que ocorre entre os dias 24 e 31 de julho. Alex Kuhl compete também a de monotipos, que será dias antes, correndo de 420.