A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) fez uma ação nas redes sociais com os representante do país no Jogos de Tóquio-2020, que começam no fim de julho. Para celebrar a contagem regressiva de um mês, a entidade convidou a designer e artista Gabriela Siqueira para desenhar ao estilo mangá os 13 atletas que disputarão as regatas na raia de Enoshima.
A ideia do trabalho de desenhar a equipe foi destacar as características individuais de cada atleta, mesclando elementos do estilo de Gabriela Siqueira e nos traços das histórias em quadrinhos de origem japonesa. Mangá é a junção de dois vocábulos: “man” (involuntário) e “gá” (desenho, imagem), ou desenhos involuntários. As ilustrações podem ser vistas no Instagram @garisbelas.art ou na @CBVELA.
— Foi uma grande honra poder ilustrar a equipe brasileira do esporte olímpico mais vitorioso do País, em uma edição que vai acontecer no Japão, que tem uma cultura que eu admiro bastante, principalmente no campo das artes e ilustração. São 13 atletas, cada um com suas características, mas que compõe uma equipe única — disse Gabriela Siqueira.
As regatas nos Jogos Olímpicos serão disputadas de 25 de julho a 4 de agosto de 2021 no Porto de Iates de Enoshima, em Enoshima, no Japão. A cerimônia de abertura será no dia 23 de julho. Os primeiros a cair na água serão os velejadores de Laser e RS:X.
Os atletas e treinadores começam a embarcar no dia 3 de julho para o Japão. Outros grupos viajam nos dia 7 e 11 de julho.
O Brasil está representado na vela em oitos com 13 atletas ao todo. O maior nome da equipe é Robert Scheidt, dono de dois ouros, duas pratas e um bronze na história do Jogos. A equipe conta também com as atuais campeãs olímpicas de 49erFx, Martine Grael e Kahena Kunze. Na versão masculina estão Marco Grael e Gabriel Borges.
Outra medalhista olímpica do time é Fernanda Oliveira, que mais uma vez terá como parceira na 470 a Ana Barbachan. A dupla masculina de 470 é formada por Henrique Haddade Bruno Benthlem . Na RS:X, a atleta Patrícia Freitas está no time. No Finn, Jorge Zarif ficou com a vaga, assim como a dupla de Nacra Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino.
Na Rio-2016, a equipe teve resultados expressivos como o ouro na 49erFX de Martine Grael e Kahena Kunze e dois quarto lugares com Jorge Zarif (FINN) e Robert Scheidt (Laser), que é o maior medalhista olímpico do País com cinco pódios ao lado ao lado do também velejador Torben Grael.
Equipe Brasileira de Vela 2020:
470 Masculino: Henrique Haddad e Bruno Betlhem — Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ)
470 feminino: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan — Clube dos Jangadeiros (RS)
RS: X feminino: Patrícia Freitas — Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ)
Finn: Jorge Zariff — Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ)
Nacra 17 Misto: Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino — Veleiros do Sul (RS) e Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ)
Laser Standard: Robert Scheidt — Yacht Club Santo Amaro (SP)
49er FX: Martine Grael | Kahena Kunze — Rio Yacht Club (RJ) e Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ)
49er: Marco Grael | Gabriel Borges — Rio Yacht Club (RJ) e Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ)