Chegou o mês de julho. Isso quer dizer que, neste momento, atletas que terão seus vínculos encerrados em dezembro já podem assinar pré-contratos com outros clubes. Assim, trocariam de camisa a partir de 2022 em uma transação que não teria custo nenhum ao contratante — apenas os salários e eventuais luvas.
Para que os torcedores de Grêmio e Inter se atentem às possibilidades de mercado visando à próxima temporada, GZH preparou uma lista com 10 jogadores que se encaixam neste perfil. Confira:
1) Diego Alves
Um dos líderes flamenguista, foi titular nas conquistas recentes da Libertadores de 2019 e dos Campeonatos Brasileiros de 2019 e 2020. No ano passado, o goleiro de 36 anos quase não renovou com o Flamengo. Atualmente, ele desperta interesse de clubes árabes.
2) Anderson
Transformado em titular desde os tempos de Lisca, o defensor tem 26 anos e já passou pelas categorias de base do Grêmio, em 2017. No ano seguinte, chegou a disputar uma partida do Gauchão com o time de transição. Sem ter sido aproveitado, passou pelo Bahia antes de chegar ao América-MG, no ano passado.
3) Filipe Luís
O lateral-esquerdo já manifestou que não quer falar sobre renovação agora. Fundamental nas últimas conquistas rubro-negras, ele completará 36 anos em agosto. Com experiência de mais de uma década no futebol europeu e passagem pela Seleção Brasileira, revelou que pretende jogar até os 40 anos.
4) Felipe Melo
Aos 38 anos, Felipe Melo tem uma carreira sólida, com sucesso na Europa e passagem pela Seleção Brasileira. Atleta do Palmeiras desde 2017, chegou a ser escalado como zagueiro pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Hoje é reserva de Abel Ferreira, mas volta e meia entra na equipe, devido à liderança e capacidade defensiva.
5) Renato Augusto
Peça-chave de Tite no Corinthians e na Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, o meia atua no Beijiing Guoan, da China, desde 2016. Recentemente, foi sondado pelo Flamengo. Apesar de aparentar ter mais idade, está com 33 anos.
6) Diego
Após 12 anos na Europa, voltou ao Brasil para vestir a camisa do Flamengo, sendo importante na retomada dos títulos pelo clube carioca. Aos 36 anos, é mais um dos jogadores experientes que ainda não tiveram seu vínculo renovado. Com Rogério Ceni, passou a atuar mais recuado, como um volante.
7) Nikão
Titular nas conquistas da Copa Sul-Americana de 2018 e Copa do Brasil de 2019, o atleta ainda não renovou sua estadia no Athletico-PR. O jogador de 28 anos já esteve nos planos do Grêmio inúmeras vezes. Corinthians e São Paulo também demonstraram interesse.
8) Nenê
Apesar do apelido, Nenê é o jogador mais experientes da lista. Prestes a completar 40 anos de idade, rodou por inúmeros clubes, como Santos, São Paulo, Vasco, PSG, além de ter atuado no Oriente Médio. Atualmente, é uma das lideranças técnicas do Fluminense de Roger Machado.
9) Kaio Jorge
Carrasco do Grêmio na última Libertadores, o centroavante despontou na equipe vice-campeã continental sob o comando de Cuca. Com apenas 19 anos, é visto como uma das joias do Santos, que não conseguiu renovar seu contrato e teme perdê-lo de graça. Portanto, pode ser vendido a qualquer momento.
10) Dentinho
Atuando há uma década na Europa, Dentinho está perto de voltar ao Brasil. O Corinthians (clube que o revelou em 2008) já fez contatos para que ele antecipasse este retorno para agora e ouviu que ele cumprirá o contrato até o final. Nestas últimas temporadas de Shakhtar Donetsk, o jogador deixou de ser um ponta veloz para se transformar em atacante de referência na área. Está com 32 anos de idade.