O tenista gaúcho Orlando Luz, 326º do ranking mundial, venceu batalha nesta terça-feira (22) no ATP Challenger de Milão, na Itália, evento sobre o saibro com premiação de 44 mil euros. Depois de passar pelo qualifyung, no dia anterior, ele derrotou o croata Nino Serdarušić, 299 do mundo, por 2 sets a 1 com parciais de 7/6 (5) 4/6 7/5 após 3h09min.
— Foi um jogo muito duro, muito de cabeça. Estava um pouco cansado por ter jogado duas rodadas duras do quali e consegui sobressair, mais uma batalha de 3h em um Challenger fortíssimo , ganhei três jogos seguidos de bons tenistas. Saí na frente no primeiro set, perdi a vantagem, salvei um 0/30 no 4/5, depois no tie-break estava 4 a 1 abaixo, depois 5 a 3 também e saque dele, joguei bons pontos, fui corajoso, feliz com isso. No segundo ele saiu quebra acima, eu quebrei duas vezes seguidas, fiquei 4 a 2 a frente. As condições estão bem lentas aqui por isso tem muita quebra, me perdi um pouco no 4/2 ele jogou muito bem aquele game, voltou bem no jogo, desconcentrei. No terceiro foram muitos altos e baixos, cheguei a sacar 5 a 3 pro jogo, fiquei um pouco tenso. Fiz um game muito bom no 5 a 5 e no seguinte fiquei muito bem de cabeça pra fechar — disse Orlandinho.
Nas oitavas de final, o brasileiro terá pela frente o italiano Gian Marco Moroni, oitavo favorito, que eliminou o croata Viktor Galović em sets diretos, parciais de 6/2 e 6/3. A partida está marcada para a quinta-feira. Este será o segundo duelo entre eles. No primeiro, em Vicenza, na Itália, em 2017, ocorreu um triunfo apertado de Moroni.
Mas antes de voltar a atuar na chave de simples, Orlando Luz estreia nas duplas nesta quarta, ao lado do peruano Sergio Galdos. Os dois, que vêm do título em Forli, também na Itália, enfrentam os cabeças de chave 4, os franceses Fabien Reboul e Sadio Doumbia. Orlando tem essa semana seu melhor ranking em duplas com o 114º lugar.