A nadadora Kaylee McKeown bateu o recorde mundial dos 100 m costas, com o tempo de 57seg45 , neste domingo (13) na seletiva olímpica da Austrália realizada em Adelaide.
Com apenas 19 anos, McKeown, que tem dominado a modalidade ao longo desta temporada, superou o recorde mundial anterior, da americana Regan Smith, de 57seg57, conquistado no Campeonato Mundial de 2019.
— Eu não posso acreditar. Eu só queria vir e superar meus fantasmas — disse chorando a australiana, que passou por um período difícil em sua vida após a morte de seu pai no ano passado por conta de um câncer no cérebro.
Dona de três medalhas de prata em mundiais e ouro nos 50 m costas nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, McKeown dedicou a conquista à memória do pai.
— Tem sido um ano difícil para mim e para minha família. Hoje completam 10 meses que meu pai. Com o que estou fazendo, acho que ele ficaria orgulhoso — acrescentou a atleta.
Kaylee McKeown é uma das favoritas ao ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde, além dos 100 m costas, irá participar dos 200 m costas, modalidade na qual conquistou recentemente a quarta melhor marca da história.
Ela também vai participar dos 200 m medley, prova em que tem o melhor tempo do ano. A veterana Emily Seebohm, 29, segunda com o tempo de 58seg59, também se classificou para Tóquio nos 100 m costas e disputará sua quarta Olimpíada.
* AFP