O treinador holandês Peter Bosz foi contratado por duas temporadas para comandar o Lyon, anunciou neste sábado (29) o clube francês.
Bosz, de 47 anos, esteve à frente do Ajax de Amsterdã, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen e agora substitui Rudi Garcia, 57 , cujo contrato que chega ao fim desta temporada não será renovado.
Garcia também não queria continuar no Lyon, que tentou sem sucesso contratar Christophe Galtier, campeão francês com o Lille nesta temporada.
Após a negativa de Galtier, o Lyon passou a negociar com Peter Bosz, que não teve o sucesso esperado em seus dois últimos trabalhos na Alemanha, onde foi demitido pelo Borussia Dortmund em dezembro de 2017 e pelo Bayer Leverkusen em março de 2021.
Em 34 anos na presidência do Lyon, Jean-Michel Aulas nunca havia contratado um treinador que havia sido demitido na temporada anterior.
Antes das duas experiências decepcionantes no futebol alemão, Bosz teve uma carreira como jogador em vários clubes da Holanda, como Vitesse, Waalwijk, Feyenoord e Breda, mas também no Japão (United Ichihara) e Alemanha (Hansa Rostock). Foi convocado oito vezes para a seleção holandesa e na França chegou a jogar no Toulon (1988-1991).
Na próxima temporada, o Lyon vai jogar a Liga Europa, depois de não ter conquistado a vaga para a Liga dos Campeões, onde em 2020 foi semifinalista.
* AFP