Pela primeira rodada da Série B 2021, o Coritiba recebeu o Avaí no Couto Pereira e saiu com a vitória de 2 a 0. Com gols de Waguininho na etapa inicial e de Val no segundo tempo, o Coxa foi dominante durante grande parte do confronto e estreou com o pé direito no campeonato.
Com a vitória, o Coritiba soma seus três primeiros pontos no torneio e assume, momentaneamente, a vice-liderança na tabela. Por outro lado, o Avaí termina a rodada inicial na zona de rebaixamento devido ao saldo negativo de gols.
Logo no minuto inicial de jogo, o zagueiro Alan Costa subiu mais alto que a defesa do Coritiba em cobrança de escanteio, mas errou o alvo. Em seguida, o jogo ficou estudado. Deixando o Coxa mais com a bola, o Avaí eventualmente subia suas linhas de marcação e pressionava a saída do adversário. Aos 9, Júnior Dutra obrigou Wilson a praticar boa defesa em chute da entrada da área. No rebote, Vinícius Leite acertou a rede pelo lado de fora.
Até os 10 minutos, a melhor chance do Coritiba havia sido um recuo perigoso de Rafael Pereira, que obrigou Glédson a mandar a bola para escanteio. Entretanto, aos 13, Waguininho dominou na intermediária já tirando a marcação e arriscou de fora. O chute desviou em Alan Costa e enganou o goleiro, abrindo placar para o time da casa.
Com a vantagem no placar, o Coritiba não se acomodou. Pelo contrário, os comandados de Gustavo Morínigo passaram a dominar a partida. Explorando as jogadas pelo lado esquerdo e as subidas de Natanael ao campo de ataque, o Coxa voltou a levar perigo aos 22, quando Léo Gamalho invadiu a área e tentou o passe para trás, mas viu a defesa mandar para escanteio.
Por outro lado, o Avaí passou a ter dificuldades na criação. Apostando nas bolas longas e nas jogadas pelo lado, os visitantes se viram diante de uma defesa bem compacta. Aos 27, Renato subiu nas costas de Natanael, mas cabeceou fraco nas mãos de Wilson.
Com o intervalo se aproximando, as duas equipes passaram a dividir o tempo de posse de bola. Pelo lado do Coritiba, Rafinha passou a buscar o jogo e armar as jogadas. O camisa 7 até tentou aumentar a vantagem antes do final da etapa, mas seu chute da entrada da área aos 39 minutos saiu fraco, facilitando a defesa de Glédson.
Pelo lado avaiano, a transição entre os setores de meio de campo e ataque seguiu lenta. Por duas vezes, a equipe tentou chegar na bola aérea, mas em ambas as tentativas Wilson tirou de soco, afastando o perigo e levando o duelo para o intervalo com o 1 a 0 no placar.
Os minutos iniciais do segundo tempo voltaram a mostrar o que aconteceu na etapa inicial. Com a bola, o Coritiba se mostrou ainda mais intenso e criando as melhores jogadas. Aproveitando os espaços nas laterais do campo, o Coxa tentou duas vezes pelo alto. Na primeira, Léo Gamalho passou batido pela bola, mas na segunda cabeceou para fora. Pelo Avaí, João Lucas recebeu pela ala esquerda aos 6 e bateu firme. Wilson operou boa defesa.
Apesar do susto no chute do lateral avaiano, o Coritiba respondeu em seguida e foi letal. Aos 7, após bola alçada na área e afastada pela defesa, Val ajeitou e arrematou firme. Glédson se esticou todo, mas não conseguiu evitar que o chute morresse no seu canto direito baixo.
Logo após sofrer o segundo gol, o Avaí passou a se lançar ao ataque em busca de diminuir o prejuízo. Em sua última tentativa antes de ser substituído, Júnior Dutra recebeu lançamento dentro da área, mas pegou mal na bola e mandou para fora.
Apostando na transição rápida nos contra-ataques, o Coritiba respondeu logo em seguida. Rafinha lançou com estilo para Waguininho. O atacante saiu cara a cara com Glédson, que fez boa defesa. No rebote, o camisa 13 tentou tocar por cima do goleiro, mas viu Alan Costa aparecer para tirar antes que o chute cruzasse a linha.
Aos 36 minutos, Léo Gamalho recebeu pelo lado esquerdo, mas perdeu na velocidade para a defesa. Ao ser desarmado, o atacante ficou reclamando de falta. Não concordando com a reclamação do adversário, o goleiro Glédson deixou o gol para intimar o rival. O jogo foi interrompido pelo árbitro, que aplicou cartão amarelo aos dois jogadores.
Nos minutos finais, o Avaí tentou partir para o abafa, se lançando todo ao ataque. Mas, assim como em todo o restante do jogo, a criatividade foi baixa, fazendo com que todas as jogadas acabassem em erros de passe ou intervenções da defesa adversário.
Em contrapartida, ao Coritiba coube gastar o máximo de tempo possível com a bola nos pés e, eventualmente, tentar alguns lances ofensivos, mas que não resultaram em mais gols.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 2 x 0 AVAÍ
CORITIBA: Wilson, Igor, Nathan Ribeiro, Luciano Castán e Nataneal; Matheus Sales (Jhony Douglas, 33’/2°T), Val (Valdeci, 42’/2°T) e Willian Farias; Waguininho (Lucas Nathan, 23’/2°T), Rafinha (Robinho, 33’/2°T) e Léo Gamalho (Dalberto, 42’/2°T). Técnico: Gustavo Morínigo
AVAÍ: Glédson, Iury, Alan Costa, Rafael Pereira (Arthur, 23’/2°T) e João Lucas; Wesley Soares (Luan Silva, 17’ 2°T), Jean e Giovanni (Lourenço, 0’/2°T); Vinícius Leite, Renato (Getúlio, 13’/2°T) e Júnior Dutra (Jonathan, 13’2°T). Técnico: Claudinei Oliveira
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Assistentes: Diogo Carvalho Silva (RJ) e Andrea IzauraMaffra Marcelino de Sa (RJ)
Gols: Waguininho (13’/1°T) e Val (7’/2°T)
Cartões amarelos: Natanael, LeóGamalho, Val (Coritiba), Luan Silva, Iury, Glédson (Avaí)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR