Em um dramático e agitado clássico, na penúltima rodada do Campeonato Italiano, a Juventus teve vida difícil em partida contra a já campeã Internazionale, mas conseguiu sair vitoriosa, dentro de casa, pelo placar de 3 a 2, mesmo com um jogador a menos em campo.
Os anfitriões abriram o placar em Turim, na metade do primeiro tempo, com Cristiano Ronaldo, que aproveitou rebote de uma cobrança de pênalti dele próprio, que foi defendida pelo goleiro Handanovic, para colocar a Juventus na frente. Foi o 29º gol do português na competição.
O empate ocorreu também por meio de penalidade e mais uma intervenção do VAR, bastante ativo durante toda a partida. O artilheiro belga Lukaku cobrou e marcou seu 23º gol na temporada, deixando o confronto em 1 a 1.
Um minuto antes do apito final do primeiro tempo, o colombiano Juan Cuadrado achou um lindo chute de fora da área e trouxe à Juventus novamente a vantagem no placar.
Apesar de estar à frente do marcador, a equipe comandada pelo técnico Andrea Pirlo sofreu uma baixa que mexeu com o ritmo da partida, à favor da Inter. O uruguaio Bentacur levou o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 9 minutos do segundo tempo.
A partir disso, a pressão foi grande dos visitantes, criando boas chances e com uma Juventus toda fechada e encurralada no campo de defesa. Pirlo, na metade do segundo tempo, sem alguma explicação mais óbvia, substituiu o astro da equipe Cristiano Ronaldo pelo atacante Morata. O camisa 7 saiu do campo cabisbaixo.
Aos 39 minutos da etapa final, após grande insistência, a Inter empatou o marcador com gol contra de Chiellini após lance esquisito com Lukaku no meio da área, onde o árbitro chegou a apitar falta do atacante, mas uma nova intervenção do VAR acabou corrigindo a marcação. Nos minutos finais, mais um pênalti, desta vez com bastante contestações dos jogadores da Inter, após Cuadrado ter sido derrubado pelo croata Perisic. Com mais uma ajuda do VAR, o juiz marcou pênalti aos 42 minutos do segundo tempo e o próprio meio-campista cobrou e deu a vitória suada para a Juventus no dérbi italiano.
No clássico romano, a Roma derrotou a Lazio por 2 a 0, gols de Mkhitaryan e Pedro e agora soma 61 pontos na sétima posição, enquanto a rival segue em sexto com 64
A última rodada do Campeonato Italiano irá definir os rebaixados e as vagas para a próxima Liga dos Campeões. A Juventus, após a vitória sobre os rivais, que são líderes e campeões antecipados do torneio, foi a 75 pontos, alcançou o quarto lugar e espera resultados de Milan e Napoli, que somam 75 e 73 pontos e estão em terceiro e quinto, respectivamente, para saber o que precisará fazer no próximo domingo para conquistar a vaga na Liga dos Campeões.
Ainda com chances para realizar isso, a Juventus enfrentará fora de casa o Bologna, no estádio Renato Dall'ara, e a Inter recebe a Udinese, no estádio San Siro, Milão.