Um cabo de guerra está em curso no futebol da Europa desde a noite de domingo, quando 12 clubes anunciaram a criação da Superliga Europeia. A nova competição ainda está envolta em dúvidas. GZH conta o que se sabe até agora sobre a competição.
O que é a Superliga Europeia?
É uma competição criada por 12 dos mais ricos clubes da Europa. A iniciativa foi criticada por diversos agentes do mundo do futebol, como federações, jogadores, imprensa, treinadores e torcedores. A principal razão para as críticas é que o torneio irá elitizar ainda mais o futebol no continente.
Quais clubes fazem parte da Superliga?
Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham, da Inglaterra, Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid, da Espanha, e Inter de Milão, Juventus e Milan, da Itália, são os envolvidos no novo torneio. A intenção é contar com 15 equipes fundadoras. Três vagas ainda estão abertas. Bayern de Munique e Paris Saint-Germain, outras duas forças do futebol europeu, ainda não fazem parte da Liga.
Qual será o formato da Superliga?
A Superliga Europeia será disputada por 20 clubes. Os 15 fundadores terão participação fixa na competição. Os outros cinco serão definidos por critérios técnicos. Os clubes serão divididos em dois grupos de 10 equipes. Os times de uma chave jogam entre si em dois turnos. Os quatro primeiros colocados de cada vão às quartas de final.
Quando a Superliga Europeia será disputada?
A data de início do torneio ainda não foi definida. As partidas serão disputadas no meio da semana, assim como ocorre com a Liga dos Campeões.
Por que Superliga pode elitizar ainda mais o futebol europeu?
Porque os fundadores terão lugar fixo na competição e já são alguns dos clubes mais ricos do continente. O torneio terá vaga para somente cinco outras equipes. Além disso, os signatários da Superliga Europeia receberão 350 milhões de euros.
Porém, os fundadores argumentam que o torneio servirá como base sustentável para o futuro a longo prazo, aumentando substancialmente a solidariedade e dando aos torcedores e jogadores amadores um fluxo regular de jogos.
Os fundadores da Superliga Europeia podem ser punidos?
A Uefa, entidade que rege o futebol europeu, fará na sexta-feira (23) uma reunião de crise sobre o caso. Se a ideia da Superliga persistir, as punições cogitadas são severas. Entre elas está a possível exclusão de Manchester City, Chelsea e Real Madrid, três dos 12 clubes signatários, das semifinais da atual edição da Liga dos Campeões — o que geraria o problema de como encerrar o torneio, com as semifinais agendadas para maio. Também há a ameaça de que os jogadores dessas equipes sejam proibidos de disputar a Copa do Mundo.
Como fica a Liga dos Campeões?
No meio do furacão, a Uefa anunciou na segunda-feira (19) que a partir de 2024 a Liga dos Campeões terá 36 clubes (atualmente são 32 equipes que participam do torneio) modificando a forma de disputa. O torneio passará a ser disputado em um único grupo em que cada equipe disputará 10 partidas. Os oito melhores se classificam automaticamente para as oitavas de final. Do nono ao 24º colocado disputarão um playoff.