Pela segunda semana consecutiva, a brasileira Bia Haddad Maia conquistou um torneio disputado na Argentina. Campeã do ITF de Villa María, com premiação de US$ 25 mil, sete dias atrás, a paulista ergueu neste domingo (11) o troféu do ITF de Córdoba, que distribuiu premiação semelhante.
Mas para chegar ao título, a canhota precisou superar dois jogos. Pela manhã entrou em quadra para concluir a semifinal diante da compatriota Carolina Meligeni. A partida foi interrompida no sábado, por causa da chuva, com Bia vencendo por 6/3 e 1/0.
Na volta, Carolina foi superior e levou a melhor no segundo set, vencendo por 6/4 e forçando um set desempate. Na última parcial, a ex-número 58 do ranking mundial precisou salvar dois match points para vencer por 7/5, em jogo que teve 3h26min de duração.
Classificada para a decisão, Bia Haddad Maia teve um breve descanso e voltou à quadra para definir o torneio contra a húngara Panny Udvardy, 377ª do mundo. Mesmo mais desgastada, a brasileira dominou o confronto e venceu em sets diretos, com duplo 6/2, em 1h25min de jogo.
A conquista em Córdoba garantiu para a tenista de 24 anos mais 65 pontos no ranking mundial e que vai colocá-la na 244ª colocação na lista da WTA que será divulgada no dia 19 de abril, voltando a figurar como a número 1 do Brasil, ultrapassando a gaúcha Gabiela Cé, que atualmente é a melhor do país.
Nas duplas, a brasileira Rebeca Pereira e a chilena Barbara Gatica ficaram com o vice-campeonato ao perderem para a parceria formada por Panny Udvardy e a russa Amina Anshba, por 2 a 0, com um duplo 6/3.