Depois de três vice-campeonatos seguidos, sendo dois deles nesta temporada, a espanhola Garbiñe Muguruza finalmente voltou a comemorar um título neste sábado (13), ao derrotar a tcheca Barbora Krejčíková, 63ª do ranking, na decisão do WTA 1.000 de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com parciais de 7/6 (6) e 6/3, a ex-número um do mundo venceu e garantiu o oitavo troféu da carreira.
Esta foi a 18ª vitória em 22 jogos disputados em 2021 pela tenista de 27 anos. Mas apesar do resultado, ela não conseguirá retornar ao top 10 na atualização do ranking na próxima semana. Com os 900 pontos conquistados, ganhará três posições e 13º lugar.
— Significa muito, nunca é fácil ganhar títulos. Isso não acontece com frequência e estou animada com o que aconteceu agora, depois de algumas finais que não funcionaram do meu jeito. É um bom alívio ser capaz de segurar um troféu de campeã —disse a jogadora nascida em Caracas, na Venezuela.
Chilena mantém bom momento e vence nas duplas
Na final de duplas, a chilena Alexa Guarachi e a croata Darija Jurak superaram as chinesas Xu Yufan e Yang Zhaoxuan por 2 a 0, parciais de 6/0 e 6/3 e ficaram com o título.
Para Guarachi este foi o quarto troféu da carreira, o segundo na temporada. Em fevereiro, ao lado da norte-americana Desirae Krawczyk, ela venceu o WTA 500 de Adelaide, na Austrália. Já Jurak faturou o sétimo torneio profissional.