A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou a equipe que disputará os playoffs da Billie Jean King Cup contra a Polônia, em Bytom, entre os dias 16 e 17 de abril. A capitã Roberta Burzagli convocou Gabriela Cé, Carolina Meligeni, Laura Pigossi e Luisa Stefani.
Burzagli convocou as melhores atletas nos rankings de simples e duplas da WTA. As tenistas que aceitaram o convite foram as convocadas para o confronto. Número 2 do Brasil no momento e 337ª do mundo, Bia Haddad Maia priorizou participar de um torneio no circuito internacional na mesma semana. Desta vez, a delegação será formada por quatro jogadoras - e não cinco, como nas últimas listas. A redução se dá em função dos protocolos seguidos para a Covid-19, já que uma das solicitações da organização é que as equipes sejam mais enxutas.
— É bastante desafiador viajar neste período, teremos que seguir um vasto protocolo da ITF, fazendo teste para Covid e quarentena. É mais uma situação para a comissão técnica se manter atenta. Uma das recomendações é levar uma equipe mais enxuta possível por causa de todos os protocolos que devem ser seguidos. Penso que esse será um confronto bastante interessante, pois a Polônia tem duas atletas top 100, tanto em simples quanto em duplas. Mas eu confio muito nas nossas jogadoras e na equipe que formamos. Mesmo com a paralisação de boa parte do calendário, nossas atletas estiveram ativas e competindo durante os últimos meses — afirma a capitã do time brasileiro.
A gaúcha Gabriela Cé é a brasileira melhor colocada no ranking da WTA, com a 250ª colocação. Integrante da equipe nacional desde 2014, a tenista vai para o seu 16º confronto na competição que antes era chamada de Fed Cup.
Com seis vitórias e apenas uma derrota em jogos da Billie Jean King Cup, a paulista Carolina Meligeni está em sua sétima convocação para a competição. Número 370 da WTA, ela encerrou a temporada de 2020 em alta, com a conquista de dois torneios de nível W15 no Egito.
Outra paulista, Laura Pigossi foi convocada pela segunda vez consecutiva. A tenista de 26 anos vive ótimo momento. Em 2021, ela encerrou o jejum de cinco anos sem títulos de simples no circuito internacional e já levantou dois troféus na temporada: um W15 na Espanha e um W25 na Índia. Atualmente, ocupa a 374ª posição no ranking mundial de simples.
Destaque do Brasil nas duplas, Luisa Stefani é a 31ª na classificação mundial e ostenta excelentes números na competição por equipes, com nove vitórias e uma derrota.
— Estou muito feliz de fazer parte da equipe mais uma vez, a nova Billie Jean King Cup na bolha, condições totalmente diferentes esse ano. Amo jogar pelo Brasil em competições por equipes e será uma das minhas semanas favoritas no ano. Estou super animada para encontrar as meninas, trazer energia, fazer um ótimo confronto, dar trabalho para as polonesas e, quem sabe, causar uma surpresa — comenta a paulista de 23 anos.