O São Paulo surpreendeu o Quimsa, atual campeão da Liga dos Campeões das Américas de Basquete, a competição continental de clubes masculina, e venceu nesta terça-feira (2) o duelo válido pelo Grupo B, por 75 a 72, no ginásio do Obras Sanitarias, em Buenos Aires. O torneio conta com a participação de 12 equipes divididas em quatro grupos de três clubes. As partidas ocorrem em sedes fixas, no formato de bolhas.
A equipe brasileira começou muito bem e abriu vantagem até a metade do primeiro quarto, quando os argentinos calibraram a mão e conseguiram passar à frente no marcador e livraram sete pontos de vantagem (21 a 14). Melhor no segundo período, o São Paulo reagiu, diminuiu a desvantagem e foi para o intervalo perdendo por (33 a 30). O pivô Lucas Mariano, com 19 pontos, foi o destaque da primeira metade da partida;
O time comandado por Cláudio Mortari assumiu a liderança no início do terceiro período, mas os argentinos reagiram e retomaram a vantagem. O jogo ficou igual mas, nos minutos finais, os paulistas abriram quatro pontos de frente: 51 a 47. O quarto período foi de equilíbrio total, e o São Paulo liderou até o último lance, quando o adversário conseguiu o empate em 68 a 68 e encaminhou o jogo para a prorrogação.
No tempo extra, o tricolor paulista manteve o ritmo e assegurou a vitória final por 75 a 72. O armador Georginho de Paula terminou a partida com um triplo-duplo de 15 pontos, 13 rebotes e 11 assistências, enquanto Lucas Mariano foi o cestinha com 29 e completou o duplo-duplo com 12 rebotes.
Com grande aproveitamento da linha de três, San Lorenzo bate o Franca
Dominante durante 35 dos 40 minutos do jogo, o San Lorenzo derrotou o Sesi/Franca, por 73 a 68, e assumiu a liderança isolada do Grupo C. A partida desta terça também foi disputada no ginásio do Obras Sanitarias e teve os argentinos sempre na liderança ao final dos três primeiros períodos: 26 a 15, 44 a 30 e 64 a 46. Com dez bolas convertidas da linha dos três, o time dirigido por Silvio Santander alcançou sua segunda vitória e agora é o líder isolado. Os paulistas tem uma vitória e uma derrota, enquanto a equipe sede sofreu duas derrotas.
Com 20 pontos, sendo 15 deles em bolas de três, o armador José Vildoza foi o cestinha do San Lorenzo e da partida. No Franca, destaque para os 19 pontos e sete rebotes do ala-pivô Lucas Dias e os 14 pontos, seis rebotes e três assistências do ala norte-americano Rodney Green.
— Estamos melhorando à medida em que temos somado mais jogos, porque não pudemos treinar muito por causa da pandemia. Ainda não tivemos a equipe completa, porém [e importante começar (a temporada) ganhando essas partidas — disse o armador Nicolás Aguirre, que marcou dez pontos e fez oito assistências para o San Lorenzo.