Com duas vitórias em cima da Itália, a Rússia conquistou o título da segunda edição da ATP Cup, competição de tênis entre países que foi disputada nesta semana em Melbourne e que serviu de preparação para o Aberto da Austrália.
Na decisão realizada na noite deste sábado (6), pelo horário de Brasília, manhã do domingo na Austrália, a equipe russa teve uma atuação impecável para garantir a inédita conquista. No primeiro jogo, Andrey Rublev, número oito do mundo, venceu Fabio Fognini, 17º, por fáceis 6/1 e 6/2, em menos de uma hora.
O título russo foi confirmado com o triunfo de Daniil Medvedev, quarto do ranking, que superou Matteo Berrettini, 10º colocado, por 6/4 e 6/2, em 1h20 de partida.
— Quero agradecer a minha equipe. Andrey (Rublev) venceu todas as suas partidas. Obrigado por estar comigo aqui e levantar este troféu — disse o jogador que completará 25 anos no próximo dia 11 de fevereiro.
Agora, a partir de segunda-feira (8), os jogadores disputam o primeiro Grand Slam da temporada e os russos entram como favoritos. Daniil Medvedev é o quarto cabeça de chave e terá como adversário de estreia, o canadense Vasek Pospisil. Já Andrey Rublev, sétimo pré-classificado, enfrentará o alemão Yannick Hanfmann e se vencer jogará na segunda rodada contra o ganhador do confronto entre o brasileiro Thiago Monteiro e o eslovaco Andrej Martin.
Os italianos também estão na lista de cabeças de chave. Matteo Berrettini é o número nove e irá estrear diante do sul-africano Kevin Anderson, enquanto Fabio Fognini ficou com a 16ª posição no quadro e terá como rival, o francês Pierre-Hugues Herbert.