Os jogos da sessão noturna desta quinta-feira (11) no Aberto da Austrália tiveram a confirmação de mais um triunfo de Rafael Nadal, uma áspera discussão entres os italianos Fabio Fognini e Salvatore Caruso e uma tranquila vitória do aniversariante russo Daniil Medvedev.
Cabeça de chave número dois e ainda sofrendo com um incômodo nas costas, o espanhol Rafael Nadal passou com facilidade pelo norte-americano Michael Mmoh, 117 do mundo, em sets diretos, parciais de 6/1, 6/4 e 6/2, em jogo que teve 1h47 de duração.
Mesmo sem forçar a região lombar, Nadal conseguiu se impor com tranquilidade, marcando 20 winners (bolas vencedoras) contra 16 do rival. Na próxima rodada, ele vai encarar o britânico Cameron Norrie, 69 do ranking, que derrotou o qualifier russo Roman Safiullin, campeão júnior na Austrália em 2015, por 3 a 1, parciais de 3/6, 7/5, 6/3 e 7/6 (3).
A partida ainda foi marcada pela expulsão de uma torcedora que resolveu falar alto e gesticular para o espanhol no 10º game do segundo set. Depois de paralisar o confronto por cerca de cinco minutos, a espectadora foi retirada da Rod Laver Arena, pelos seguranças.
Italianos fazem jogão e terminam com bate-boca na rede
Um dos melhores jogos do torneio até o momento foi disputado entre dois italianos. Com parciais de 4/6, 6/2, 2/6, 6/3 e 7/6 (12), Fabio Fognini, 16º favorito, eliminou Salvatore Caruso, 78º na classificação da ATP, e garantiu vaga na terceira rodada.
Porém, assim que a partida foi encerrada, durante o tradicional cumprimento na rede, os dois compatriotas começaram uma áspera discussão que seguiu por alguns minutos e só foi encerrada com a intervenção do árbitro de cadeira, que precisou separar os dois jogadores.
Em sua conta no Twitter, o jornalista italiano Enrico Maria Riva traduziu a discussão:
Fabio Fognini: "Você teve sorte hoje, deveria pedir desculpas. Eu não te desrespeitei até agora"
Salvatore Caruso: "Do que você está falando?"
Fabio Fognini: "Você ganhou quatro pontos idênticos por sorte"
Salvatore Caruso: "Do que você está falando?"
Fabio Fognini: "Não posso dizer que você teve sorte?"
Salvatore Caruso: "Eu não falei uma palavra o jogo inteiro"
Na próxima rodada, Fognini vai encarar o australiano Alex de Minaur, 21º pré-classificado, que passou pelo uruguaio Pablo Cuevas em sets diretos, parciais de 6/3, 6/3 e 7/5.
Medvedev festeja 24 anos e garante 16ª vitória seguida
Um dos principais candidatos ao título, o russo Daniil Medvedev confirmou a ótima fase e garantiu a 16ª vitória consecutiva ao marcar 6/2, 7/5 e 6/1 sobre o espanhol Roberto Carballés Baena.
Além da vaga na terceira rodada, o quarto cabeça de chave ainda tinha outro motivo para festejar. Neste 11 de fevereiro, ele completou 24 anos de vida.
— Sem chance. Ganhei meus presentes da minha esposa, mas amanhã treino e me preparo para a próxima partida. Se eu perdesse, provavelmente iria comemorar, mas como ganhei, não posso —disse, após a partida, um sorridente Medvedev ao ser questionado se iria festejar a data.
O próximo rival do russo será o sérvio Filip Krajinović, 28º cabeça de série, que derrotou o espanhol Pablo Andújar por 3 a 1, parciais de 6/2, 5/7, 6/1 e 6/4.
Demais resultados da 2ª rodada masculina:
Casper Ruud (NOR) 3 x 1 Tommy Paul (EUA) - 3/6, 6/2, 6/4 e 7/5
Radu Albot (MOL) 3 x 0 Chirs O'Connell (AUS) - 6/2, 7/5 e 7/6 (8)
Lloyd Harris (AFS) 3 x 2 Alexey Popirin (AUS) - 6/2, 1/6, 6/3, 6/7 (5) e 6/3
Mackenzie McDonald (EUA) 3 x 1 Borna Ćorić (CRO) - 6/4, 6/2, 4/6 e 6/4