Duas das favoritas ao título do Yarra Valley Classic, um dos três WTA 500 que estão sendo disputados de forma simultânea em Melbourne como preparação ao Aberto da Austrália, a australiana Ashleigh Barty e a americana Serena Williams tiveram caminhos opostos nesta quarta-feira (3) para conseguirem a classificação às quartas de final. A atual número 1 do mundo sofreu em seu partida, enquanto que ex-líder do ranking, hoje em 11.º lugar, passou sem dificuldades.
O segundo jogo de Barty na competição começou com um "pneu" para cima da tcheca Marie Bouzková, campeã juvenil do Aberto dos EUA de 2014, que depois empatou ao faturar a segunda parcial. Só que no terceiro e decisivo set, a anfitriã mostrou por que é a melhor do mundo na atualidade e sacramentou a vitória anotando parciais de 6/0, 4/6 e 6/3. Nas quartas de final, a australiana medirá forças com a norte-americana Shelby Rogers, que tirou a croata Petra Martić , sétima pré-classificada, com triunfo por 2 sets a 0 - parciais de 7/6 (1) e 6/3.
Sem trabalho, Serena William superou a búlgara Tsvetana Pironkova por 6/1 e 6/4, em 1 hora e 14 minutos. Foi uma atuação bastante segura da veterana de 39 anos, que não enfrentou break points, cedeu apenas nove games em seus games de saque e venceu 80% dos pontos jogados com seu primeiro serviço. Agora, a ex-número 1 vai enfrentar a compatriota Danielle Collins, que ganhou da tcheca Karolína Plíšková , sexta do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (5) e 7/6 (3).
Cabeça de chave número 2 do torneio, a americana Sofia Kenin, atual campeã do Aberto da Austrália, também levou um susto em sua partida. Saiu perdendo da compatriota Jessica Pegula e teve que buscar a virada para fechar o jogo com placar final de 5/7, 7/5 e 6/2. Nas quartas de final vai enfrentar a espanhola Garbiñe Muguruza, que bateu a russa Anastasia Pavlyuchenkova por 6/1 e 6/2. O duelo será uma reedição da final do Grand Slam australiano no ano passado.
A jovem tcheca Markéta Vondroušová, 21 anos, levou a melhor contra a experiente russa Vera Zvonareva, 36, e também passou às quartas de final ao marcar 2 a 1, parciais de 7/6 (4), 6/7 (4) e 6/4. Sua próxima rival será a argentina Nadia Podoroska, que venceu a também tcheca Petra Kvitová, duas vezes campeã e Wimbledon e finalista do Aberto da Austrália de 2019, por 2 a 1, parciais de 7/5, 1/6 e 7/6 (), depois de 2h38 de partida.