Melhor campanha da Conferência Oeste e de toda a NBA, o Utah Jazz conseguiu na rodada de terça-feira (9) um feito histórico ao derrotar em casa o Boston Celtics pelo placar de 122 a 108. A vitória marcou o melhor início de temporada regular na história da franquia de Salt Lake City (20 triunfos e cinco derrotas), igualando a marca do time de 1996/1997, que contava com as estrelas Karl Malone e John Stockton.
Com o revés fora de casa, os Celtics caíram para a quarta posição na Conferência Leste com 12 vitórias e 11 derrotas e encerraram a série de cinco jogos pela costa oeste dos Estados Unidos, onde conseguiram apenas dois triunfos.
O armador Donovan Mitchell foi o cestinha da partida com 36 pontos, além de quatro rebotes, nove assistências e dois tocos. O pivô francês Rudy Gobert anotou um duplo-duplo de 18 pontos e 12 rebotes, além de três tocos. Além deles, o ala-armador australiano teve papel decisivo ao marcar 24 pontos e distribuir seis assistências.
Pelos Celtics, o ala-armador Jaylen Brown foi o maior pontuador da equipe com 33 pontos e oito rebotes. O ala Jayson Tatum obteve 23 pontos na partida somados a quatro rebotes e quatro assistências. Já o armador Kemba Walker decepcionou mais uma vez com apenas sete pontos e sete assistências.
No Michigan, após sequência de quatro derrotas, o Detroit Pistons voltou ao caminho das vitórias. Apesar do equilíbrio, controlou o placar do começo ao fim, aproveitou a ausência de Kevin Durant e venceu o Brooklyn Nets por 122 a 111. Apesar da vitória, a equipe três vezes campeã da liga ocupa a última posição no Leste e ao lado Minnessota Timberwolves tem a pior campanha de toda a temporada.
Grande destaque do jogo, o ala Jerami Grant comandou os Pistons dos dois lados da quadra e terminou a partida com 32 pontos (maior marca da carreira), cinco rebotes e quatro assistências. Além dele, boas atuações do armador Delon Wright (22 pontos, quatro rebotes e nove assistências) e do pivô Mason Plumlee (14 pontos, 12 rebotes e sete assistências).
Pelo lado dos Nets, a dupla estrelada Kyrie Irving (27 pontos e sete assistências) e James Harden (24 pontos, seis rebotes, 12 assistências e cinco tocos) foram disparados os principais protagonistas e cestinhas do time no confronto. Com a 12ª derrota em 26 jogos, a equipe nova-iorquina está em terceiro lugar no lado Leste.
No Texas, com Stephen Curry, Draymond Green, Damion Lee e Kelly Oubre Jr. em grande noite, o Golden State Warriors bateu o San Antonio Spurs por 114 a 91 e se manteve em oitavo no Oeste, com 13 vitórias em 25 partidas.
Curry, mais uma vez, ditou o ataque do time californiano, com 32 pontos. Green contribuiu com seis pontos e 11 assistências. Lee somou mais 11 pontos e Oubre, 12. Pelos Spurs, que estão em sexto com 14 vitórias e 11 derrotas, o ala-pivô Rudy Gay saiu do banco e fez 17 pontos.
Confira a rodada de terça-feira da NBA:
Miami Heat 98 x 96 New York Knicks
New Orleans Pelicans 130 x 101 Houston Rockets
Portland Trail Blazers 106 x 97 Orlando Magic
Sacramento Kings 111 x 119 Philadelphia 76ers
Confira a rodada de quarta-feira da NBA:
Washington Wizards x Toronto Raptors
Dallas Mavericks x Atlanta Hawks
Brooklyn Nets x Indiana Pacers
Memphis Grizzlies x Charlotte Hornets
Minnesota Timberwolves x Los Angeles Clippers
Chicago Bulls x New Orleans Pelicans
Denver Nuggets x Cleveland Cavaliers
Phoenix Suns x Milwaukee Bucks
Los Angeles Lakers x Oklahoma City Thunder