![Joe Skibinski / Indycar Joe Skibinski / Indycar](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25243414.jpg?w=700)
O piloto de Fórmula 1 Fernando Alonso foi submetido na sexta-feira (12) a uma cirurgia "bem-sucedida" no maxilar. O espanhol fraturou a região após sofrer um acidente de bicicleta na Suíça, na quinta-feira (11). As informações são da Alpine F1 (antiga Renault F1), equipe em que ele disputará a temporada 2021 da categoria.
Após o acidente, Alonso foi transferido para um hospital, onde "os médicos descobriram uma fratura em sua mandíbula e realizaram uma operação corretiva com sucesso", disse a Alpine F1, em um comunicado.
Fernando Alonso "continuará em observação por mais 48 horas no hospital", acrescenta a nota, especificando que "a equipe médica que o atende está satisfeita com sua evolução".
"Obrigado por todas suas mensagens, estou bem e ansioso pela temporada de 2021. Vamos!", escreveu o espanhol, em resposta a uma publicação de sua equipe nas redes sociais.
Segundo o diário esportivo espanhol As, que cita fontes próximas ao piloto, Alonso "fala sem dificuldade excessiva e está de bom humor. Estão descartadas fraturas nos membros e no tronco".
De acordo com veículos de comunicação da Espanha e da Itália, o bicampeão mundial de Fórmula 1 foi atropelado por um carro enquanto andava de bicicleta na região de Lugano, no sul da Suíça, onde reside, e foi transferido para um hospital de Berna.
A Alpine confirmou na quinta-feira que Alonso "se envolveu em um acidente na estrada enquanto andava de bicicleta na Suíça" e que estava "consciente e se sentindo bem enquanto aguardava os exames médicos", sem dar detalhes sobre o acidente.
O acidente aconteceu um mês antes dos testes da pré-temporada, entre 12 e 14 de março no Bahrein, e a um mês e meio do primeiro Grande Prêmio do ano, agendado para 28 de março, também no Bahrein.
"Depois de alguns dias de repouso absoluto, ele poderá retomar progressivamente os treinos. Esperamos que esteja totalmente operacional para se preparar para a temporada", disse a equipe em nota desta sexta-feira.
O espanhol de 39 anos retorna à F1 este ano com a Alpine, após dois anos longe da categoria. Durante esse período, ele venceu as 24 Horas de Le Mans em 2018 e 2019 e o título mundial de resistência em 2018-2019, e participou das 500 milhas de Indianápolis e do Rally Dakar.
Alonso será um dos pilotos mais velhos do grid nesta temporada ao lado do finlandês Kimi Räikkönen (Alfa Romeo), de 41 anos.
Na F1, o espanhol acumula 32 vitórias em Grandes Prêmios (a última em 2013) e 97 pódios (o último em 2014).
* AFP