Em sorteio na manhã desta sexta-feira (6), na sede da CBF, no Rio, foram definidos os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil. A dupla Gre-Nal caiu em lados opostos do chaveamento, podendo se enfrentar apenas em uma eventual decisão pelo título.
O Grêmio terá pela frente o Cuiabá, podendo decidir a vaga em casa. Passando desta fase, enfrentará o vencedor entre Flamengo e São Paulo. Já o Inter irá encarar o América-MG, tendo de definir a classificação em Belo Horizonte. Caso elimine os mineiros, o próximo adversário virá do duelo entre Palmeiras e Ceará.
Diante destes cenários, GZH consultou seus colunistas para saber quem tem o caminho menos tortuoso para buscar a taça. Confira as opiniões:
Luciano Périco
Os dois deram sorte. Pegam de imediato adversários de Série B. Isso não significa que já estão na semifinal. Depois, pelo chaveamento, o Inter pode ter Palmeiras ou Ceará. Ou seja, 50% de chance de pegar um adversário mais palatável. Já o Grêmio, passando, pega Flamengo ou São Paulo. Duas camisas pesadas.
Filipe Gamba
É preciso fazer uma distinção entre o chaveamento como um todo e os enfrentamentos das quartas de final. Cuiabá e América-MG são adversários que a a dupla Gre-Nal possui todas as condições de eliminar, sempre respeitando as belas trajetórias de ambos na Copa do Brasil e Série B. Agora, se analisarmos o chaveamento a partir da semifinal, o lado do Grêmio é mais complicado, afinal poderá enfrentar o Flamengo, favorito em todas as competições que disputa, ou o São Paulo, um time que oscila na temporada, que acumula eliminações precoces em todas as competições que disputou em 2020, mas que luta pela liderança do Brasileirão. Fernando Diniz é um bom treinador, possui boa ideias, em que pese alguns resultados negativos ao longo do ano. No caso do Inter, o adversário pode ser o Palmeiras, dono de um qualificado e milionário elenco, comandado por um novo treinador (Abel Ferreira), que ainda busca implementar a sua metodologia de jogo. A outra possibilidade é o Ceará, que eliminou o Santos, e que possui muita consistência, fruto do trabalho de Guto Ferreira, mas que é menos qualificado que Flamengo, Palmeiras e São Paulo. Nesse aspecto, o fato do Inter poder enfrentar o Ceará torna o chaveamento colorado mais acessível.
Leonardo Oliveira
Creio que o sorteio acabou equilibrado, mas com uma sutil leveza a favor do Grêmio. O América-MG é mais time do que o Cuiabá, embora esteja um ponto atrás na tabela de classificação da Série B. Em caso de avançar, a semifinal prevê para o Grêmio um duelo contra Flamengo ou São Paulo, dois gigantes instáveis. O São Paulo tanto pode ser a melhor defesa da Série A quanto o time que levou 14 gols nos últimos cinco jogos de mata-mata. O Flamengo ainda procura o encaixe na ideia do jogo de posição adotado por Domenéc Torrent. Para o Inter, caso não haja surpresas, a semifinal seria contra o Palmeiras. É o time resgatado por Andrey Lopes, o Cebola, com quatro vitórias em cinco jogos e 14 gols feitos, mas agora nas mãos do português Abel Ferreira. E isso causa uma interrogação.