Depois das competições de base retornarem com a disputa do Brasileirão sub-20 no meio de setembro, a partir desta quarta-feira (7) a Copa do Brasil da categoria inicia a sua disputa, que só irá acabar no dia 30 de dezembro de 2020, com dois gaúchos na briga pelo título da competição: Inter e São José. O Grêmio não conseguiu classificação para o campeonato.
A primeira fase, que acontece entre quarta e quinta, terá 12 confrontos que serão decididos em jogo único, caso a igualdade se mantenha no placar, a vaga será decidida nos pênaltis. A partir da segunda fase até a final, jogos de ida e volta, sem o critério do gol marcado fora de casa.
O Colorado, treinado por Fabio Matias, é líder invicto do Brasileirão sub-20, com 10 pontos, e receberá a partir das 15h, o Vilhenense, de Rondônia, no CT Morada dos Quero-Queros em Alvorada. Depois de preservar grande parte dos titulares no Recife, na vitória contra o Sport, o técnico deve apostar em força máxima na copa. A comissão técnica colorada trata a competição com grande importância.
Por isso, o Inter deve entrar em campo com Emerson Júnior; Lucas Mazetti, Tiago Barbosa, Carlos Eduardo e Jonathan; Murilo, Lucas Ramos, Caio Vidal, Alisson Patrick e Max Zalazar; João Tavares.
Já o São José irá viajar até Fortaleza para enfrentar o Ceará, às 15h, na Cidade Vozão, em Itatinga. O Zeca conquistou a vaga nesta Copa do Brasil com o vice-campeonato gaúcho Sub-20 do ano passado. Daquela equipe, atletas como o goleiro Lorenzo e o zagueiro Gabriel, permanecem no grupo que encara a equipe cearense nesta quarta. O adversário do time gaúcho ocupa atualmente a oitava posição no Brasileiro Sub-20, com cinco pontos.
— Depois do período longo de parada, tivemos uma boa retomada de treinamentos, com uma ênfase importante na preparação física. Temos um time bastante jovem, mas experiente pela participação na última Copa São Paulo e o confronto com grandes equipes, mantendo um bom nível — afirma o técnico Rodrigo Santos da Silva.