Em seu centésimo jogo em Roland Garros, Rafael Nadal mostrou porque é o maior vencedor da história do torneio. Nesta terça-feira (6), no encerramento da rodada, ele derrotou a revelação italiana Jannik Sinner, 19 anos, por 3 sets 0, parciais de 7/6 (4), 6/4 e 6/1, depois de 2h49min de confronto e garantiu uma vaga nas quartas de final.
Dono de 12 troféus no saibro parisiense, o canhoto de Mallorca conquistou sua 98ª vitória no Aberto de Tênis da França. Agora, na semifinal, ele vai encarar o argentino em cinco sets. Este será o 11º confronto entre eles e o espanhol tem larga vantagem com nove vitórias contra apenas uma derrota, exatamente no último jogo disputado entre eles, no Aberto da Itália, em setembro.
A partida diante de Sinner, 75º do ranking mundial da ATP, que já havia deixado no caminho o belga David Goffin e o alemão Alexander Zverev, 11º e sexto cabeças de chave, respectivamente, foi o mais difícil de Nadal até o momento. Nas quatro rodadas anteriores, ele cedeu apenas 23 games aos adversários.
O jogo começou com Sinner tentando encarar o vencedor de 19 títulos de Grand Slam e até conseguindo levar vantagem em determinados momentos, como no 11º game do primeiro set, quando quebrou o saque do espanhol e logo depois sacou para fechar. Porém, Nadal devolveu o break e dominou o tie-break, levando a parcial depois de 77 minutos.
No segundo set, o italiano voltou a derrubar o serviço do espanhol logo no quarto game. Porém, a exemplo do set inicial, ele não soube aproveitar e imediatamente também foi quebrado. Dessa forma, com a igualdade mantida, o atual número dois do mundo fez valer sua maior experiência e voltou a conquistar um break no nono game para na sequência vencer a parcial e marcar 2 a 0.
Aos 34 anos, Rafael Nadal está em sua 19ª temporada como profissional, o que corresponde exatamente a idade de Jannik Sinner, que sentiu o desgaste e os potentes golpes do rival no terceiro set e acabou sendo dominado facilmente por 6/1, depois de sofrer três quebras de saque.