Muitos jogadores e treinadores marcaram seus nomes na história de Inter e Grêmio. Há, porém, outros profissionais que também trabalharam nos dois grandes clubes do Estado. GaúchaZH relembra 10 nomes que vestiram azul e vermelho ao longo de suas carreiras.
Paulo Paixão
Um dos preparadores físicos mais vencedores da história do futebol brasileiro, Paulo Paixão esteve em grandes momentos de Grêmio e Inter. Em 1995 e 1996, ele fez parte da comissão técnica comandada por Luiz Felipe Scolari que ganhou, entre os outros títulos, a Libertadores e o Brasileirão. Paixão ainda retornou ao Olímpico para conquistar a Copa do Brasil, em 2001.
Paulo Paixão chegou ao Inter em 2003, mas foi em sua volta, em 2005, que viveu seu maior momento. Ele foi o preparador físico da comissão técnica de Abel Braga campeã da América e do Mundo em 2006.
Rodrigo Caetano
Atual gerente-executivo de futebol do Inter, Rodrigo Caetano foi um dos pioneiros dessa função no futebol brasileiro. O começo de sua carreira como executivo ocorreu exatamente no Grêmio, em 2005, quando ajudou a montar o elenco que levou o Tricolor de volta para a Série A do Brasileirão. Após passagens Vasco, Fluminense e Flamengo, Rodrigo Caetano chegou ao Inter em 2018.
Cléber Xavier
Braço direito do técnico da Seleção Brasileira, Tite, Cléber Xavier acompanhou o treinador em suas passagens pela dupla Gre-Nal. O profissional foi auxiliar no Grêmio no começo do anos 2000 e esteve presente na conquista da Copa do Brasil de 2001. Pelo Inter, Cléber Xavier conquistou a Copa Sul-Americana de 2008 e deixou o clube junto com Tite em 2009.
André Jardine
Atual técnico da Seleção Brasileira Sub-23 que irá em busca da medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio, adiada para 2021, André Jardine trabalhou nas categorias de base da dupla Gre-Nal. Natural de Porto Alegre, ele iniciou a carreira no Inter, em 2003. Jardine seguiu no Beira-Rio até 2013, quando deixou o Colorado para trabalhar no Grêmio. Foram dois anos na base gremista até ele ir para o São Paulo.
Fábio Mahseredjian
Fábio Mahseredjian é outro integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira que vestiu as cores azul e vermelho no Rio Grande do Sul. O preparador físico trabalhou no Inter de 2008 a 2011, participando da conquista da Libertadores de 2010. Em 2014, Mahseredjian chegou ao Grêmio para integrar a comissão técnica comandada por Enderson Moreira.
Diego Cabrera
Profissional de categorias de base de diversos clubes do Brasil, Diego Cabrera teve passagens por Grêmio e Inter. Após iniciar a carreira no São José, o profissional teve o Grêmio como seu primeiro grande clube. Em 2016, Cabrera foi contratado para coordenar a base do Inter, onde seguiu até o ano passado.
Thiago Gomes
Treinador do time de transição do Grêmio, o porto-alegrense Thiago Gomes iniciou a carreira no Inter. Ele ficou no Beira-Rio de 2004 a 2010 e chegou a ser auxiliar de Osmar Loss e Enderson Moreira no Inter B. Gomes ainda teve passagens pelas bases de Corinthians e Fluminense antes de assumir o comando de equipes profissionais. Ele estava no Pelotas, quando recebeu a proposta para trabalhar no Tricolor, em fevereiro de 2018.
Julinho Camargo
Técnico do Novo Hamburgo no começo do Gauchão, Julinho Camargo chegou a comandar a equipe principal do Grêmio em 2011. O início da carreira dele na base, no entanto, teve passagens por Beira-Rio e Olímpico. Em 1989, Julinho deu o pontapé inicial na sua carreira no Grêmio. Em 1994, ele chegou ao Inter, onde ficou até 2000. Julinho ainda teve outra passagem pela base gremista, de 2005 a 2009, até retornar ao Inter como auxiliar de Paulo Roberto Falcão, em 2011.
Élio Carravetta
Atual coordenador da fisiologia do Inter, Élio Carravetta está no Beira-Rio há mais de duas décadas. Pela imagem associada ao Colorado, pouca gente sabe que ele teve antes uma passagem pelo Grêmio. Carravetta trabalhou na base do Tricolor no começo da carreira no futebol.
Ilo Roxo
Goleiro de Grêmio e Inter na década de 1970, Ilo Roxo retornou aos dois clubes para treinar os atletas da posição. Referência na preparação de goleiros no país, ele esteve presente na conquista da Copa do Brasil do Tricolor em 2001 e nos títulos da Libertadores e do Mundial do Colorado em 2006.