O meio-campista Dele Alli, do Tottenham, foi punido com um jogo de suspensão devido a um vídeo em que fez comentários irônicos sobre o coronavírus.
Nesta quinta-feira (11), a federação local (FA) anunciou a pena para o jogador da seleção inglesa, que também recebeu uma multa de 50 mil libras (R$ 314,5 mil). Além disso, ele terá de frequentar um curso educativo.
Dele Alli publicou um vídeo, em fevereiro, onde brincava com o início do surto de covid-19 na China, ironizando um cidadão asiático.
— Em resposta à decisão da FA, eu gostaria de pedir desculpa novamente por qualquer ofensa causada pelo meu comportamento. Foi uma piada extremamente mal pensada sobre um vírus que agora nos afeta a todos mais do que poderíamos imaginar — declarou o jogador, em publicação do próprio clube.
Por ter dirigido a ironia a uma pessoa com descendência asiática, o atleta correu o risco de ser punido por racismo, algo que não ocorreu.
— Agradeço que a FA tenha confirmado que as minhas ações não foram intencionalmente racistas, porque eu desprezo qualquer tipo de racismo. Todos nós devemos estar atentos nas palavras e nas ações que tomamos e como elas podem ser percebidas pelos outros — completou Dele Alli, que não enfrentará o Manchester United, nesta sexta-feira (19), no reinício da Premier League.