Depois de um fim de semana marcado por atos contra o racismo – a dupla Gre-Nal, inclusive, aderiu à campanha #VidaNegrasImportam –, o volante Fred, ex-Inter e atualmente no Manchester United opinou sobre o tema. O jogador sofreu injúrias raciais no ano passado, quando torcedores do City imitaram sons de macacos e jogaram objetos na direção do jogador.
– Tem que combater ao máximo e conscientizar as pessoas para que isso não aconteça mais. Em 2020 e isso acontecer ainda é bem ruim. Vemos que ainda estamos bem atrasados. Temos de melhorar como pessoas e seres humanos para que isso possa acabar. É um assunto bem chato e complexo. É muito ruim viver isso e eu acabei vivenciando em um jogo contra o City. É uma situação que ninguém tem que viver – desabafou, em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Fred também falou sobre a retomada da temporada inglesa após a pausa devido à pandemia do coronavírus, prevista para o dia 17 de junho:
– Preocupação sempre vai ter. A gente não sabe exatamente o que é essa doença, só que é bem perigosa. Sempre tem aquele receio, mas o clube nos deu uma estrutura legal. Trabalhamos bastante em casa. Quando voltamos a treinar, foi tranquilo, estávamos bem fisicamente. Neste quesito, foi bem tranquilo. Mas o ritmo de jogo não tem, acaba brigando um pouquinho com a bola, mas aos poucos vai retomando.
Sem poder atuar na última Copa por lesão, Fred espera que ainda esteja no radar de Tite. Mesmo que não tenha figurado no elenco campeão da Copa América, o jogador mantém expectativa para um futuro chamado.
– Quero estar numa próxima convocação. Vou trabalhar para isso. Tem uma Copa vindo aí e quero estar presente. Tenho um físico legal, minha idade acho que não vai ser problema. Tenho que continuar trabalhando pra isso se realizar – finalizou.