Michael Jordan chegou à NBA em 1984. Entre idas e vindas, encerrou a carreira 19 anos depois, com duas temporadas pelo Washington Wizards. Mas foi o período no Chicago Bulls que marcou sua trajetória no basquete profissional — depois de passar em branco por sete anos, foi campeão seis vezes ao longo de oito temporadas, com dois tricampeonatos.
Ao longo da carreira, Jordan criou uma série de rivalidades individuais — algo que é retratado em partes da série The Last Dance, produzida em conjunto entre a ESPN dos Estados Unidos e a Netflix. GaúchaZH faz uma lista dos 10 maiores adversários do camisa 23 na liga.
10) Shaquille O'Neal
Confronto direto: Jordan 12x9 Shaq
As Eras de Jordan e Shaq não foram exatamente conflitantes, porque o domínio do pivô se consolidou depois da saída de Jordan do Chicago Bulls. Mas criou-se uma certa rivalidade entre Bulls e Orlando Magic nos anos de 1995 e 1996, e Shaq era o principal nome do time da Flórida. Em 1995, meses depois do retorno de Jordan ao basquete, foi o Magic que eliminou o time dos playoffs nas semifinais da Conferência Leste. No ano seguinte, o Bulls deu o troco — varreu a série na final do Leste e deu início ao segundo tricampeonato.
9) Gary Payton
Confronto direto: Jordan 14x7 Payton
No primeiro título de Jordan na volta ao basquete depois da passagem pelo beisebol, a final foi contra o Seattle Supersonics — que em 2008 seria transformado no atual Oklahoma City Thunder. Na época, o líder deste time era Gary Payton. Jordan levou a melhor, e Payton passou a buscar uma taça em supertimes no restante da carreira. Foi vice-campeão com o Los Angeles Lakers em 2004 e só chegou ao título em 2006, com o Miami Heat.
8) Reggie Miller
Confronto direto: Jordan 36x20 Miller
Jordan e Miller se encontraram nos playoffs apenas uma vez, mas foi uma série épica. Na final do Leste em 1998, último ano da dinastia, Bulls e Indiana Pacers foram a sete jogos. Visto como um arremessador preciso, Miller foi uma espécie de inspiração para o modelo de jogo que Stephen Curry viria a estabelecer na NBA quase 20 anos depois.
7) Charles Barkley
Confronto direto: Jordan 31x24 Barkley
Os números do confronto direto de Jordan e Barkley definem o padrão da carreira de ambos. Charles Barkley tem 20 vitórias sobre Jordan em temporada regular, contra 19. Mas em playoffs, Jordan leva vantagem por 12 a 4. Barkley foi um dos principais jogadores da NBA nos anos 1980 e 1990, mas não tem o mesmo reconhecimento por nunca ter sido campeão. A rivalidade começou quando Barkley ainda estava no Philadelphia 76ers e se intensificou nas finais de 1993 — vitória do Bulls por 4 a 2, no que seria a última série de Jordan antes da primeira aposentadoria.
6) Clyde Drexler
Confronto direto: Jordan 14x9 Drexler
A rivalidade entre os dois não é exatamente pelos jogos entre eles, mas sim porque a presença de Drexler determinou o destino de Jordan na NBA. Em 1984, o Portland Trail Blazers optou por não selecionar Jordan no draft, porque já tinha Drexler para a posição — ele havia sido selecionado um ano antes. Por isso, o time do Oregon escolheu o pivô Sam Bowie, que sofreu com lesões e teve uma carreira decepcionante. A decisão abriu caminho para que Jordan fosse para o Chicago Bulls. Drexler teve uma carreira de alto nível, mas só conseguiu ser campeão quando deixou Portland — venceu o campeonato em 1995, pelo Houston Rockets, onde foi colega justamente de Hakeem Olajuwon, primeira escolha no draft de 1984.
5) Patrick Ewing
Confronto direto: Jordan 49x21 Ewing
Ewing foi um dos grandes nomes da Conferência Leste nos anos 1990, comandando o New York Knicks para frequentes aparições nos playoffs. No entanto, o time nova-iorquino nunca conseguiu superar o Chicago Bulls de Jordan — foi às finais duas vezes, ambas logo após as aposentadorias de Jordan, em 1994 e 1999, mas foi derrotado por Houston Rockets e San Antonio Spurs. O Knicks de Ewing esteve no caminho do Bulls em quatro dos seis títulos de Jordan — 1991, 1992, 1993 e 1996. O duelo mais marcante foi a final do Leste em 1993, quando o Bulls levou em seis jogos e passou para a decisão.
4) Magic Johnson
Confronto direto: Jordan 11x7 Magic
Quando Jordan chegou à NBA, a liga vivia uma época dominada por Los Angeles Lakers e Boston Celtics, e Magic Johnson era o melhor jogador do mundo. Estar no mesmo patamar de Magic era um dos grandes objetivos no começo da carreira de Jordan. Curiosamente, foi sobre o Lakers de Magic que o Chicago Bulls conquistou o seu primeiro título, em 1991. Na série, Jordan foi o jogador mais valioso e levou o time à conquista em cinco jogos.
3) Karl Malone
Confronto direto: Jordan 19x15 Malone
Malone foi provavelmente o melhor adversário direto em termos de qualidade nos confrontos e por ambos estarem em altíssimo nível quando duelaram. Os dois últimos títulos do Bulls, em 1997 e 1998, foram em finais contra o Utah Jazz. Malone foi o jogador mais valioso da NBA duas vezes, em 1997 e 1999, a primeira delas com Jordan ainda ativo, mas o jogador encerrou a carreira sem títulos — ainda teve um terceiro vice-campeonato com o Los Angeles Lakers em 2004, no único ano em que jogou fora do Jazz. Jordan e Malone eram vistos como os melhores jogadores da liga no fim dos anos 1990.
2) Larry Bird
Confronto direto: Bird 23x11 Jordan
Os motivos da rivalidade são similares às de Magic Johnson. A diferença é que, por Chicago Bulls e Boston Celtics serem da mesma conferência, os duelos eram mais frequentes — e Jordan não teve tempo para ter um momento de passagem de bastão. Nos playoffs, o Celtics levou a melhor nas duas vezes em que se enfrentaram, varrendo as séries na primeira rodada em 1986 e 1987. Quando o Bulls foi para o topo, o time de Boston já estava em declínio, e Bird já estava na parte final da carreira. Mas Larry Bird tem ampla vantagem no confronto direto. Depois, Bird ainda seria o técnico do Pacers derrotado pelo Bulls na final de conferência em 1998.
1) Isiah Thomas
Confronto direto: Thomas 36x29 Jordan
Não há dúvidas de que Isiah Thomas foi o grande rival da carreira de Jordan. O Detroit Pistons do fim dos anos 1980 e início dos anos 1990 era o grande adversário no caminho do Bulls até o topo. E o Pistons levou a melhor três vezes seguidas nos playoffs, eliminando o Bulls nas semifinais do Leste em 1988 e 1989, além da final de conferência em 1990. A vitória de Chicago só ocorre em 1991, com uma varrida sobre Detroit na final do Leste — o que abre caminho para a dinastia de Jordan. E, mesmo com o Bulls tendo tido mais sucesso na história, a vantagem no confronto direto é de Thomas — tanto na temporada regular quanto na pós-temporada. A rivalidade pessoal dos dois foi especialmente acirrada quando Thomas ficou de fora da convocação para o Dream Team de 1992 — há rumores de que isso foi uma exigência de Jordan para participar.