O Campeonato Espanhol chegava à sua 34ª rodada e o Barcelona vencia o Albacete, no Camp Nou, por 1 a 0, gol de Eto'o em assistência de Ronaldinho Gaúcho. Eram 46 minutos do segundo tempo e o camisa 10 brasileiro fez um passe alto, de fora da área, perfeito para Messi, que vestia a número 30 do Barça.
O argentino, então com 17 anos, que estava em campo somente há três minutos, olhou atentamente para a queda da bola, antes de colocá-la com maestria sobre o goleiro Raúl Valbuena, marcando o segundo gol da vitória por 2 a 0. Com a vitória, os catalães abriam seis pontos (78 a 72) sobre o rival Real Madrid, com quatro jogos para encerrar a temporada.
Sorridente, Ronaldinho se ofereceu generosamente para carregar Messi nas costas e o garoto aceitou de bom grado. Um ainda jovem Andrés Iniesta, junto de Carles Puyol, correu para participar da comemoração para delírio de 91.174 torcedores que vibravam na arquibancada e sequer tinham ideia de que aquele momento se tornaria histórico — este era o primeiro gol de Lionel Messi pelo Barcelona.
Na história da La Liga, a primeira divisão da Espanha, ele acumula 438 e é o maior artilheiro de todos os tempos.
Confira a ficha técnica:
Barcelona 2 x 0 Albacete
- Local: Camp Nou (Barcelona)
- Árbitro: Carlos Velasco Carballo
- Gols: Eto'o 21 do 2º e Messi 46 do 2º
- Barcelona: Víctor Valdés; Belletti, Oleguer, Puyol e van Bronckhorst; Rafa Márquez, Iniesta e Deco (Thiago Motta); Giuly, Eto'o (Messi) e Ronaldinho Gaúcho. Técnico: Frank Rijkaard
- Albacete: Raúl Valbuena; Denia, Valdez, García e Míngo; Jaime e Viaud; Toni Pacheco (Horacio Peralta), Farinós (Iván Díaz) e Paco Peña; e Mark González (Rubén Castro). Técnico: Martpin Monteagudo