A paralisação dos campeonatos de futebol e a ordem de isolamento social como forma de conter o avanço do coronavírus não se limitam ao Brasil. No mundo inteiro, as pessoas combatem a covid-19 a sua forma. Com as estrelas do futebol não é diferente. Alguns deles, inclusive, se engajaram em uma campanha de conscientização pelas redes sociais: #FiqueEmCasa.
Morador da Itália, um dos países mais afetados, o atacante da Juventus, Cristiano Ronaldo, divulgou em sua conta no Instagram uma mensagem da Organização Mundial de Saúde (OMS), orientando os cuidados de prevenção necessários. O português escolheu a língua inglesa para repassar o recado: #StayHome
Na Espanha, a situação também é crítica. Por isso, o argentino Lionel Messi ingressou na campanha ao publicar uma foto em que aparece ao lado dos filhos.
— É o momento de ser responsável e ficar em casa. Além do mais, é perfeito para desfrutar esse tempo com os teus que nem sempre se pode ter — diz um trecho do texto publicado pelo camisa 10 do Barcelona, que completa com a hashtag #QuedateEnCasa ("Fique em casa", em espanhol).
Companheiro de time de Messi, o atacante Luis Suárez preferiu gravar um vídeo direto de sua casa, em Barcelona, citando que a pandemia já atingiu até mesmo o seu país, o Uruguai.
Eleito o melhor goleiro do mundo na última temporada, o brasileiro Alisson Becker também publicou um vídeo em sua conta oficial. A mensagem do camisa 1 do Liverpool tem um peso maior por ele se tratar de um dos embaixadores da OMS.
— Respeitem as orientações das autoridades e fiquem em casa — escreveu o atleta, natural de Novo Hamburgo e ex-jogador do Inter.
Já Neymar, sempre muito ativo nas redes sociais, publicou fotos e vídeos em que aparece realizando atividades físicas em sua casa. Além disso, uma mensagem em três línguas (francês, português e inglês), com a hashtag #FiqueEmCasa.
Colega de Neymar no PSG, o atacante Edinson Cavani retornou ao Uruguai e publicou um vídeo, em que faz o mesmo apelo aos seus fãs.
— Creio que hoje, qualquer pessoa pode contribuir com um grãozinho de areia — declarou ele.
O argentino Kun Agüero, atacante do Manchester City, fez um vídeo um pouco diferente. Sem dizer uma única palavra, ele apenas lava as mãos de maneira cuidadosa. No texto publicado, utiliza a hashtag #quedateencasa.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus