Lewis Hamilton já garantiu seu sexto título mundial da Fórmula-1, mas nem por isso diminuiu o ritmo nas últimas provas da temporada. O britânico, que completou 250 corridas na carreira neste domingo (1), e conquistou o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que marca o encerramento da temporada 2019 da modalidade.
O piloto da Mercedes, que largou na pole position, não foi ameaçado durante toda a prova e garantiu com tranquilidade o primeiro lugar ao terminar o circuito em 1:34:05.715. Max Verstappen, da Red Bull, ficou com a segunda colocação (+16.772s), enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio (+43.435s).
A largada não teve grandes emoções e os pilotos mantiveram suas posições iniciais, mas antes do final da primeira volta, Leclerc já roubou a segunda posição de Max Verstappen.
Hamilton teve bastante tranquilidade nas primeiras 10 voltas e chegou a abrir quatro segundos de vantagem sobre o piloto monegasco da Ferrari, que relatou, em conversa pelo rádio com a sua equipe, ter sentido "vibrações estranhas" ao tentar virar o carro.
O que vinha se desenhando desde o início foi se confirmando a cada volta que passava. Hamilton puxava a fila de carros com amplo domínio, enquanto Leclerc e Max Verstappen tentavam acompanhar seu ritmo. Já Bottas e Vettel puxaram a fila do segundo pelotão de carros, incomodados principalmente por Albon. Vale destacar o excelente desempenho do piloto da Mercedes, que largou na última colocação e fez boa prova de recuperação.
Faltando 15 voltas para o fim da corrida, o cenário seguia o mesmo: Hamilton com ampla vantagem. O domínio do piloto britânico era tão amplo que ele chegou a ter mais de 10 segundos de vantagem sobre o segundo colocado.